Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Natação Sincronizada

A Natação Sincronizada é um desporto combinado que junta o melhor da natação, ginástica e dança num só evento.

A Natação Sincronizada é um desporto combinado que junta o melhor da natação, ginástica e dança num só evento.

A Natação Sincronizada consiste numa execução individual ou em equipa de um conjunto de habilidades técnicas efectuadas dentro de uma piscina ao som de uma música, como se tratasse de uma coreografia. É um desporto de grande exigência física e de elevado sentido estético que incorpora diferentes desportos e, maioritariamente, praticado por mulheres, existindo agora cada vez mais competição para a parte masculina. Existem dois tipos de competição dentro da natação sincronizada: o exercício livre e o exercício técnico. Todos os exercícios têm uma música que serve de base da sua actuação e o seu desempenho é avaliado por um júri que estabelece uma pontuação até 10 como máximo e é o referente de classificação das nadadoras, seja em que tipo de evento for, individual, colectivo, livre, técnico ou combinado. A diferença entre o exercício livre e o exercício técnico é que o exercício livre não contempla a necessidade de ser efectuado um tipo específico de acções na actuação estando mais aberto à criatividade das atletas enquanto no exercício técnico, existe um número de exercícios definidos à entrada que têm de ser feitos por uma determinada ordem. O número de acções é diferente mediante o tipo de evento. No caso de ser o exercício técnico individual, as nadadoras têm de efectuar sete elementos em 2 minutos enquanto no dueto feminino têm de ser efectuados nove elementos em 2 minutos e 20 segundos. No exercício por equipas, têm de ser efectuadas dezanove acções em 3 minutos e pelo menos, uma formação em círculo e uma em linha recta para que seja validada a actuação.

Este desporto começou por popularizar-se na Europa e no Canadá, sendo que inicialmente teve mais a vertente de espectáculo do que a parte desportiva. Isto em fins do século XIX e início do século XX, altura que se criavam os primeiros clubes de natação que incluíam o ballet aquático, nome que se dava à natação sincronizada, estando num segundo plano em relação aos treinos de natação. Na Europa, aconteciam as primeiras competições de natação sincronizada em Berlim por volta de 1891, acontecendo mais tarde na América do Norte, com o aparecimento das primeiras competições em 1924, no Canadá. Até então, ainda não se ouvia falar de natação sincronizada, termo que só entrou em uso a partir de 1933. Norman Ross, apresentador de um espectáculo de exibição de Chicago, introduziu o evento de Katherine Curtis como Natação Sincronizada, embora a nadadora dê-lhe outro nome: Natação Rítmica. Este desporto começou a ser popular durante a II Guerra Mundial e no pós-Guerra, com várias entradas em filmes cinematográficos. Começou por ser um desporto praticado por homens maioritariamente mas ao longo dos anos foram banindo a participação dos homens tornando-se num desporto exclusivo para mulheres na maior parte dos países. Mais recentemente, é que existe um crescimento de homens a praticar o desporto, fruto de uma maior abertura por parte dos organismos federativos do desporto. Na última edição dos campeonatos mundiais, em 2015, a competição mista livre e técnica fez parte dos eventos pela primeira vez, sendo que desde 1973 para cá que a natação sincronizada tem feito parte dos eventos apenas para a vertente feminina. Quanto aos Jogos Olímpicos, desde a edição de Los Angeles, em 1984 que é um dos desportos aquáticos oficiais do evento mundial, embora em 1952, já tivesse feito parte ainda como exibição e não de forma oficial. Entre 1984 e 1992, existiam duas provas de natação sincronizada: a competição feminina individual e em dueto, contudo, em 1996, nos Jogos de Atlanta foram abandonadas para entrar a competição feminina por equipas que se manteve nos Jogos Olímpicos. Os duetos femininos voltaram na edição seguinte à de Atlanta, ou seja, em Sidney – 2000, ficando como competição habitual da natação sincronizada juntando-se à competição por equipas.

172 Visualizações 2 Total
172 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo