Mariposa (Natação)

O que é

Mariposa é um estilo de natação, também conhecido como “borboleta” (tradução literal em português), que consiste em nadar simultaneamente com os membros superiores e inferiores (braços e pernas). É o estilo mais rápido a seguir ao Crawl.

 

Posicionamento e movimentos

Image2É uma das técnicas mais exigentes a nível físico, uma vez que requer maiores índices de força e energia. Neste estilo, o nadador posiciona-se com o ventre virado para o fundo da piscina e roda os membros superiores lateralmente em simultâneo, enquanto bate ambos membros superiores juntos. Por estes movimentos, a mariposa assemelha-se ao modo de nadar dos golfinhos.

O corpo deve estar tão horizontal quanto possível na altura em que é efectuado o movimento propulsor com os braços e pernas. A bacia deve estar para cima e para a frente durante o primeiro batimento e movimento lateral dos braços, após a entrada dos mesmos na água, com afundamento da cabeça e dos ombros. O segundo batimento deve exercer força suficiente para elevar novamente a anca ao nível da água, sem que esta se eleve acima da superfície.

As pernas iniciam a fase ascendente do movimento numa posição extensa, começando a elevar-se sem flectir os joelhos. Quando estão alinhadas com a bacia e com o corpo, as coxas iniciam o movimento descendente, com uma flexão dos joelhos antes de os pés chegarem à superfície da água. Fazem, portanto, um movimento de ondulação, prolongando a movimentação do tronco e membros superiores.

 


 

Respiração

A cabeça deve sair da água no final do movimento, altura em que a inspiração deve ser efectuada durante a fase ascendente. A cabeça entra na água a partir do momento em que os braços se movimentam para submergir no movimento descendente. Após a entrada, deve ser efectuada a expiração completa, antes de voltar a subir.

Neste movimento, existem dois tipos de inspiração: a frontal e a lateral. Na primeira, ao levantar a cabeça acima da superfície na fase ascendente, a face emerge olhando para a frente e o nadador inspira neste momento. Na segunda, apesar de menos usual, a técnica é semelhante à utilizada no estilo Crawl, em que o nadador vira a cabeça para um dos lados ao emergi-la da água, inspirando nesse momento. Diversos nadadores têm utilizado esta técnica com sucesso.

Origem e evolução

A técnica do estilo de borboleta deriva da evolução do estilo de bruços, embora seja semelhante com o movimento de braços do estilo crawl. Inicialmente, as regras da Federação Internacional de Natação Amadora (FINA) apenas exigiam o movimento simultâneo de braços e pernas no estilo Bruços, não estando proibida a movimentação dos braços acima da água. Esta omissão foi aproveitada pelo nadador alemão Rodmaker, na prova de 200m dos Campeonatos da Europa em Budapeste, realizando alguns movimentos de mariposa, com os braços fora de água, durante a corrida, ganhando a mesma.

As alterações e adaptações foram sendo assimiladas e reconhecidas nas competições, pelo que em 1946 a FINA decretou que os nadadores teriam de realizar toda a prova apenas num dos dois estilos: ou “Bruços-Mariposa” (nova versão) ou “Bruços-Ortodoxo” (original), não permitindo a mistura de ambas as técnicas. Sete anos depois, a Federação decidiu proibir o movimento dos braços fora de água em provas de Bruços e passou a reconhecer um novo estilo: a “mariposa”, separando ambas as provas e os respectivos recordes.

Em 1955, surgiu a chamada “Mariposa-Delfim” (ou golfinho), na qual se efectua uma sequência de imersões profundas e prolongadas, com aparições breves à superfície para efectuar a respiração.

O actual movimento de pernas da “Mariposa” foi introduzido em 1956 e, segundo as regras, tem de ser efectuado com a deslocação simultânea de ambos os membros inferiores no mesmo plano vertical (sem alternação).

Em competições, é o estilo mariposa está implementado em distâncias de 50m, 100m e 200m.

 

phelps natação_mariposa

4940 Visualizações 6 Total

References:

http://www.anlisboa.pt/
http://home.utad.pt/
http://www.ipb.pt/
Silva, 1980
Vilas-Boas, 1987

4940 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter