Crawl (Natação)

O estilo “Crawl” é uma das quatro técnicas de natação. É a forma de nadar mais rápida e, por isso, é também a mais utilizada, que consiste em nadar de ventre para o fundo da piscina, batendo os pés e dando braçadas alternadamente. O Crawl é ainda conhecido por “estilo livre”, por ser o estilo preferido nas provas livre, e é, geralmente, o primeiro estilo que os nadadores aprendem.

swimpro2

Origens

Embora o estilo Crawl já seja praticado muitos antes dos tempos modernos, o desenvolvimento do seu estilo actual é atribuído ao britânico John Arthur Trudgen, que, por volta de 1870, o terá adaptado após observar a forma de nadar dos nativos americanos, numa viagem a Buenos Aires, Argentina.

No início, em tempos antigos, o crawl utilizava muitas vezes o mesmo braço, o que aumentava o nível de cansaço do nadador e acabava por resultar em menos velocidade de deslocação. Foi apenas em 1906, na Europa, que este estilo passou a ser desenvolvido com duas braçadas alternadas e com o batimento vertical das pernas.

 

Posicionamento e movimentos

A partida é efectuada com um salto para a piscina, com os joelhos flexionados, os braços esticados à frente, à altura da cabeça.

Ao nadar, o atleta mantém o ventre para baixo e desloca os braços para a frente, fazendo um “S” à medida que dá o impulso arrastando a água ao longo do corpo. Ao saírem da água, os braços são movimentados novamente para a frente, sendo mergulhados na diagonal, repetindo o movimento. 75% da força de propulsão são resultantes da força dos membros superiores. Os restantes 25% correspondem à acção das pernas, que vão batendo ao longo do percurso.

 

Respiração

A respiração é efectuada, geralmente, após cada duas braçadas alternadas, sempre para o mesmo lado. Caso seja feita a cada três braçadas, será realizada alternadamente para ambos os lados.

 

A Viragem

A viragem, no estilo crawl, é feita através de um processo de cambalhota. O nadador, ao aproximar-se da parede de viragem, roda sobre o seu corpo num movimento descendente, tocando com os dois pés na parede, fazendo o impulso. A força de propulsão efectuada nesse movimento de viragem permite ao nadador inverter o nado e seguir na direcção oposta.

 

O estilo livre compete-se em distâncias de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m.

 

Algumas formas de aprimorar a técnica e os movimentos do Crawl:

– Nadar utilizando apenas um braço, enquanto o outro permanece estendido;

– Forçar a flexão do cotovelo;

– Nadar com o flutuador para deixar as pernas boiando enquanto se concentra no movimento dos braços.

 

3872 Visualizações 10 Total

References:

http://www.anlisboa.pt/index.php?page_id=2816

http://www.ativo.com/natacao/tecnicas-de-natacao-nado-crawl-ou-livre-para-iniciantes/

http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/educfisica/10_estilos_natacao_d.htm

3872 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo