Canoagem

A canoagem é um desporto aquático que pode ser praticado com canoa ou caiaque, sendo considerado modalidade olímpica.

A canoagem, como desporto aquático, pode ser praticada em canoa ou caiaque, em águas calmas ou bravas, em rio ou mar. Desta forma, as modalidades e o tipo de equipamento varia consoante o local onde é praticada a atividade.

História da canoagem

Aquilo que hoje é considerado um desporto, começou essencialmente como uma forma de transporte. As canoas foram desenvolvidas ao longo de vários anos pelos povos nativos da América do Norte, sendo que a palavra que hoje conhecemos como canoa deriva de Kenu, um tipo de canoa feito de tronco de árvore. A canoagem era uma antiga forma de transporte utilizada por estes povos para atravessar rios e mares. A prática de desporto a partir da canoagem surgiu nos Estados Unidos da América e a atividade participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de 1936 em Berlim, mantendo-se até aos dias de hoje. Nessa primeira participação, apenas foi disputada a categoria Velocidade, sendo que em 1992 foi introduzida a categoria Slalom.

Categorias da Canoagem

  • Sprint – esta é a categoria mais popular, que se desenrola em canais artificialmente construídos com 2000 metros de comprimento e três metros de profundidade, com o percurso de nove pistas balizado. As competições de Spring disputam-se em caiaques (K1, K2 e K4) ou canoas (C1, C2 e C4). Nos Jogos Olímpicos as competições são de 200 e 1000 metros para masculino e 200 e 500 metros para feminino. Esta categoria pode ser praticada em embarcações de uma, duas ou quatro pessoas.
  • Slalom – esta categoria é praticada com canoa ou caiaque em águas rápidas e em percursos que podem variar entre 250 e 300 metros, onde existem 18 ou 25 que são portas. O objetivo é que o praticante percorra estas portas sem faltas e no menor tempo possível.
  • Freestyle – reconhecida pela Federação Internacional de Canoagem apenas em outubro de 2014, esta é uma das mais recentes categorias. O objetivo é realizar várias manobras com a embarcação numa onda de rio num determinado tempo e obter uma pontuação que é definida com base na quantidade de movimento e variedade de figuras, de acordo com uma tabela pré-definida.
  • Oceânica – nesta categoria é realizado um determinado percurso no mar com a utilização de embarcações específicas pensadas para as condições existentes.
  • Maratona – as competições desta categoria realizam-se em distâncias superiores a 15 quilómetros, sendo que durante a competição os atletas têm de realizar um ou mais percursos em terra correndo com a embarcação na mão. É durante estes períodos que aproveitam para se hidratar e alimentar.
  • Caiaque-polo – é disputada em piscinas, rios ou lagos e corresponde a duas equipas em que os jogadores usam as canoas para se movimentarem na zona de jogo.

Equipamento necessário

  1. Embarcação – a embarcação a utilizar varia consoante o tipo de prova, podendo ser uma canoa – indicada para águas calmas devido à falta de estabilidade – ou um caiaque – é mais estável e fácil de manobrar.
  2. Botas anti-derrapantes
  3. Fato isotérmico de neopreno
  4. Camisola térmica
  5. Capacete de segurança
  6. Colete salva-vidas
  7. Remos
  8. Saia – este objeto ajusta-se no aro da cabine e na cintura do canoísta e impede a entrada de água no caiaque, sendo habitualmente fabricada em neopreno
99 Visualizações 4 Total
99 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo