Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Tour de France

O Tour de França é, a prova rainha do ciclismo mundial. Consiste num conjunto de etapas, percorridas num determinado espaço de tempo, geralmente três semanas, disputada anualmente, em território francês. Muitas vezes inicia-se noutros países, como por exemplo na Holanda (2015) ou Inglaterra (2014).

Apresentação do Tour de France

Le Tour de FranceO Tour de France (em Português, ‘Volta a França em Bicicleta’), ou simplesmente Tour, é uma prova de ciclismo realizada anualmente em França, sendo de todas aquela que apresenta maior prestígio a nível mundial.

O Tour teve a sua primeira edição em 1903, tendo tido na sua origem a rivalidade entre dois jornais desportivos franceses: o Le Vélo e o L’Auto. O L’Auto foi criado com o intuito de competir com o Le Vélo, pelas opiniões deste, relativamente ao caso Dreyfus. Albert de Dion, pioneiro da indústria e do desporto automóvel, não acreditava na inocência de Dreyfus e como forma de contestar a linha editorial do Le Vélo, que acreditava na inocência, promove a criação do L’Auto. Contudo, o novo jornal desportivo atravessava dificuldades, não conseguia realmente competir com o rival. A 20 de Novembro de 1902, numa reunião na sede do L’Auto, Géo Lefèvre, responsável pela secção de ciclismo do jornal, sugere a criação de uma prova de ciclismo de uma semana que percorreria toda a França. Na época, as provas de longa duração eram uma forma de aumentar as vendas de jornais.

A 1 de Julho de 1903, nos arredores de Paris teve início a primeira edição do Tour. De forma a atrair ciclistas, tanto profissionais como amadores, foram estabelecidos prémios monetários, que permitiram a inscrição de aproximadamente sessenta ciclistas nesta primeira edição. Esta primeira edição, contava com seis etapas que ligavam as cidade de, Paris, Lyon, Marselha, Toulouse, Bordéus e Nantes. A volta terminaria com a vitória de Maurice Garin, a 19 de Julho.

As participações de ciclistas numa fase inicial eram individuais, e apenas mais tarde surgiram as equipas profissionais. Contudo, devido a dúvidas quanto à legitimidade dos vencedores do Tour, muitas vezes manipulados pelos construtores de bicicletas, entre 1930 e 1960, apenas podiam participar selecções nacionais ou regionais. Esta decisão acarretou uma enorme perda de visibilidade para os fabricantes de bicicletas, decretando a falência de muitos. De forma a estabilizar a indústria, em 1962 voltaram as equipas comerciais/profissionais, que se mantêm até aos dias de hoje.

O Tour é composto por diversas competições, a camisola de montanha, destinada ao ciclista que consegue a maior pontuação em montanha. A camisola por pontos distingue o atleta que ganha mais pontos em sprints intermédios e no fim de etapa. Pelo jovem com a melhor classificação geral – camisola da juventude. A mais importante é a camisola amarela, distingue o vencedor do Tour, aquele que conseguiu cumprir as diversas etapas em menos tempo.

Actualmente o doping, é o principal inimigo do ciclismo. São vários os exemplos de ciclistas apanhados com substâncias ilegais, que mancham a reputação da modalidade. O Tour não fugiu à regra, e tem o maior escândalo: Lance Armstrong, vencedor por 7 vezes do Tour, mas cujos títulos foram retirados devido à utilização indevida de substâncias que favoreciam o seu rendimento.

Com a retirada dos títulos a Lance Armstrong, o Tour passou a ter quatro recordistas com cinco vitórias cada: Jacques Anquetil (1957 e de 1961 a 1964), Eddy Merckx (de 1969 a 1972, e em 1974), Bernard Hinault em (1978, 1979, 1981, 1982 e 1985) e Miguel Indurain (de 1991 a 1995).

Actualmente é um dos maiores eventos desportivos mundiais de cada ano, contando com perto de 200 ciclistas a competirem anualmente, com milhões de euros em prémios, publicidade e espectadores espalhados pelos cinco continentes.

860 Visualizações 1 Total
860 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo