L’Auto

O L’Auto foi um dos jornais desportivos mais influentes de França, na primeira metade no século XX. Foi responsável pela criação do Volta a França.

Contextualização do L’Auto:

O L’Auto foi um jornal desportivo francês, fundado pelo emblemático editor Henri Desgrange, teve a primeira tiragem no dia 16 de Outubro de 1900. A criação deste jornal está intrinsecamente associada, com o grande escândalo politico que fragmentava a sociedade francesa de então – o Caso Dreyfus. Fora as questões desportivas, o jornal englobava na sua linha editorial, uma posição politica bem definida, com notícias generalistas e comentários facciosos.

De forma a competir com o Le Vélo, defensor de Dreyfus e grande jornal desportivo francês no final do século XIX e início do XX, é fundado o L’Auto como L’Auto-Vélo. Perante a similaridade com o seu nome, o Le Vélo, moveu um processo judicial contra este novo matutino, forçando-o a modificar o nome para L’Auto.

Solucionada a questão judicial, o novo matutino estava preparado para enfrentar o grande rival. Utilizando a fórmula do Le Vélo, começou a potenciar a criação de novas competições em bicicleta. Na época o ciclismo adquiria uma popularidade tal, que apenas encontra paralelo nos nossos dias no futebol. Em 1903, o L’Auto cria aquela que tornar-se-ia a prova rainha do ciclismo mundial – o Tour de France.

Esta prova de extrema dureza e longevidade captou a atenção do público, permitindo superar as vendas do Le Vélo e o fim deste jornal em 1904. Longe provavelmente estariam os membros do L’Auto, de imaginar o impacto que esta competição teria no desporto mundial, tornando-se num dos maiores eventos desportivos realizados anualmente.

Com a extinção do rival, o L’Auto, consolidou gradualmente a sua posição enquanto grande jornal desportivo francês. Em 1933 tinha uma tiragem média diária de 364 mil exemplares, com um valor máximo de 833 mil no dia 4 de Julho.

Na década de quarenta o matutino seria extinto, dando lugar ao L’Équipe. A última tiragem foi no dia 17 de Agosto de 1944.

223 Visualizações 1 Total
223 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo