Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

 

Andrew Hampsten

Andrew Hampsten é um ex-ciclista americano, vencedor do Giro e da Volta a Suíça, entre outras provas, na década de 80 e 90.

Biografia de Andrew Hampsten

Andrew Hampsten é um ex-ciclista americano, vencedor do Giro e da Volta a Suíça, entre outras provas, na década de 80 e 90.

Nascido na cidade de Columbus a 7 de Abril em 1962, Hampsten começou por dar nas vistas em corridas por etapas na América, sobretudo, no Colorado. Não era um ciclista de vitórias nas camadas jovens mas destacava-se pela regularidade das prestações aliada a uma boa capacidade para subir montanhas. Mas era um ciclista para altos voos e demonstrou logo que chegou a profissional, como está demonstrado abaixo.

1985 – Levi’s-Raleigh (Contrato de 1 mês para correr o Giro: 7 Eleven – Hoonved)

Fruto das suas potencialidades, a equipa americana de topo na altura recrutou Andy Hampsten por um mês para correr o Giro. Hampsten mostrou ao que vinha com uma vitória numa das últimas etapas do Giro, com montanha e fechou o top-20 da Geral da prova italiana. No final do ano aproveitou para ganhar uma prova por etapas na Colômbia.

Resultados:

Vitória de Etapa e 20º na Geral Individual do Giro de Itália

Vitória no Memorial Gastone Nencini

Vitória de Etapa e Geral Individual no Gran Caracol de Montana

Hampsten na La Vie Claire

Hampsten na La Vie Claire

1986 –  La Vie Claire – Wonder – Radar

Os resultados alcançados no ano anterior fizeram com que fosse contratado para uma das mais fortes equipas de então, onde se encontrava Bernard Hinault e o seu compatriota Greg Lemond. E os resultados foram muito bons para a aposta feita pela equipa francesa. Vence a Volta a Suíça na preparação para o Tour, onde termina como melhor jovem e num 4º lugar que sabe a vitória já que os dois primeiros lugares foram ocupados pelos seus colegas de equipa, Lemond e Hinault, respectivamente.

Resultados:

Vitória de Etapa e na Geral Individual da Volta a Suíça

4º na Geral Individual e Melhor Jovem da Volta a França

HampstenGiro1988-e1494411909670

1987 a 1990 –  7-Eleven

Regressa a uma equipa americana após um ano numa equipa europeia e Hampsten repete vitória na Geral da Volta a Suíça mas com um desempenho mais modesto no Tour, apesar de terminar dentro do top-20. Em 1988, seria o ano de Ouro de Hampsten, com uma vitória na Geral da Volta a Itália em que fica para a história o ataque realizado pelo norte-americano numa das etapas mais épicas de sempre, com montanhas míticas e condições adversas, neve incluída. Foi nessa etapa que chega à liderança para não mais perder até ao final, tornando-se o primeiro americano a vencer a prova italiana. Nesse mesmo ano, ainda corre a Volta a França, finalizando em 15º. Em 1989, faz novamente GiroTour sem os mesmos resultados, ainda que em Itália tenha terminado no 3º lugar da Geral Individual. O seu foco vira-se para o Tour em 1990, com boas prestações no Dauphiné (8º) e na Volta a Suíça (3º) mas no Tour fica-se pelo 11º lugar.

Resultados:

Vitória na Geral Individual da Volta a Suíça (1987)

16º na Geral Individual da Volta a França (1987)

Vitória em 2 Etapas na Coors Classic (1987)

Vitória de Etapa no Paris-Nice (1988)

Vitórias em 2 Etapas e na Geral Individual e na Montanha do Giro de Itália (1988)

15º na Geral Individual da Volta a França (1988)

Vitória de Etapa na Coors Classic (1988)

Vitória na Subida a Urkiola (1989 e 1990)

Vitória de Etapa na Volta a Pais Basco (1989)

Vitória de Etapa na Volta a Suíça (1990)

11º na Geral Individual da Volta a França (1990)

Andy Hampsten na equipa da Motorola

Andy Hampsten na equipa da Motorola

1991 a 1994 – Motorola

Em 1991, Hampsten tem uma sólida prestação no Tour, depois de já terminar no pódio a Volta a Suíça e ter feito Top-5 no Paris-Nice. O ano seguinte foi o seu último ano em que brilhou. Vence a Volta a Romândia, terminar em 5º na Volta a Itália e chega ao Tour motivadíssimo a alcançar um resultado no Pódio da Prova. Vence a etapa mítica do Alpe D’ Huez e é-lhe destinado o 4º lugar final na Geral Individual do Tour. Em 1993, repete mais um 8º no Tour e em 1994, finaliza o Giro de Itália em 10º.

Resultados:

8º na Geral Individual da Volta a França (1991 e 1993)

Vitória de Etapa e na Geral Individual da Volta a Romândia (1992)

5º na Geral Individual da Volta a Itália (1992)

4º na Geral Individual da Volta a França (1992)

Vitória de Etapa e na Geral Individual da Volta a Galiza (1993)

10º na Geral Individual do Giro de Itália (1993)

1995 – Banesto

1996 – US  Postal Service – Montgomery

Sem resultados de monta em ambos os anos, finaliza a carreira na US Postal, equipa norte-americana.

109 Visualizações 1 Total
109 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo