Castro, Domingos

Domingos Castro é um ex-atleta português, irmão gémeo de Dionísio Castro, que se evidenciou nas corridas de fundo e de crosse nacionais e internacionais.

Biografia de Domingos Castro

Domingos Castro é um ex-atleta português, irmão gémeo de Dionísio Castro, que se evidenciou nas corridas de fundo e de crosse nacionais e internacionais. Obteve melhores resultados do que o seu irmão, como comprova, o segundo lugar nos Mundiais de Roma, em 1987.

Nasceu em Fermentões, Guimarães e tanto ele como Dionísio chegaram a ser recusados para correr pela secção de atletismo do Futebol Clube de Porto. Contudo, Moniz Pereira haveria de ver em ambos talento e capacidade de fazer a diferença para os adversários e em 1984 convidou-os para o Sporting Clube de Portugal. Em 1986, já se viam resultados da aliança com o novo treinador e com a nova equipa. Domingos sagra-se campeão nacional na prova dos 5000 metros e dos 10000 metros. Depois nos campeonatos europeus, finaliza a prova dos 10000 metros no 5º posto e, mais tarde, ganhou a prova dos 10000 metros dos Good Will Games, em Moscovo, ficando Dionísio com o terceiro lugar.

Em 1987, foi aos Campeonatos do Mundo de Roma, correr na prova dos 5000 metros e sagra-se vice-campeão mundial, numa prova em que o seu irmão Dionísio, também, participou. Foi para esta prova, mais uma vez como campeão nacional da distância e dos 10000 metros, revalidando os títulos nacionais do ano anterior. No ano seguinte, em Seul, ficou às portas do pódio, finalizando a prova da légua na 4ª posição. Em 1989, teve a sua primeira vitória individual na Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato, repetindo em 1991, 1992,1993 e 1994 e ajudando a equipa do Sporting Clube de Portugal a conseguir o triunfo colectivo. Em 1991, nos Mundiais de Tóquio, participou, novamente, nos 5000 metros, terminando no 5º lugar.

Em ano de Jogos Olímpicos, ajuda a selecção portuguesa a sagrar-se vice-campeã mundial de estafetas, numa prova que decorreu no Funchal e que contou com a presença do seu irmão, Dionísio. Voltou aos Jogos Olímpicos de Barcelona, mas piorou o seu registo anterior, acabando na 11ª posição dos 5000 metros e nos 10000 metros, Domingos desistiu no decorrer das qualificações para a final. Em 1992 e em 1993, Domingos Castro foi campeão nacional nos 10000 metros e de corta-mato, sendo que na cidade espanhola de Amorebieta, finaliza como melhor português nos Mundiais de Corta-mato, contribuindo para a medalha de bronze colectiva no ano de 1993.

No ano de 1994, revalidou o título nacional de corta-mato e nos Europeus, finaliza na 2ª posição individual numa prova realizada em Alnwick e ajudando a selecção nacional a conseguir o Ouro. Nesse mesmo de 1994, correu nos Campeonatos da Europa, as provas de 5000 e 10000 metros, não conseguindo resultados de monta. Volta-se para a maratona e no ano seguinte, tem uma grande vitória. Domingos Castro consegue a sua primeira grande vitória numa maratona, triunfando na Maratona de Paris.

Na sua terceira participação em Jogos Olímpicos, Domingos Castro finalizou a maratona de Atlanta no 25º posto. No ano seguinte, veio mais um dos seus momentos altos da carreira, ao conquistar a Maratona de Roterdão, conseguindo bater o seu recorde pessoal na distância. Em 1999, Domingos Castro apresenta-se em boa forma, ficando em 2º na Maratona de Nova Iorque e no corta-mato ajuda a selecção nacional a ficar com a medalha de prata nos Europeus e com a medalha de bronze nos Mundiais. Em 2000, contribuiu, novamente, para a medalha de bronze colectiva, assim como em 2002, conquistou o bronze nos Europeus. Nesse ano de 2000, muda de equipa passando para o Maratona Clube de Portugal e marca presença em Olimpíadas pela última vez, na cidade australiana de Sidney, voltando a participar na Maratona, terminando no 18º lugar. Em 2003, funda uma equipa, a Gémeos Castro, na qual se sagrou campeão nacional de corta-mato nesse mesmo ano. Em 2004, deu a carreira por terminada. Actualmente, detém uma empresa, a “Castro Brothers”, em conjunto com Dionísio Castro que trata da representação de atletas e da organização de eventos desportivos.

167 Visualizações 1 Total
167 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo