Atletismo

Apresentação do conceito de Atletismo, uma modalidade olímpica e um conjunto de vários desportos que englobam corrida, marcha, saltos e lançamentos.

Apresentação do conceito de Atletismo

Atletismo é uma modalidade olímpica e um conjunto de vários desportos que englobam corrida, marcha, saltos e lançamentos.

O Atletismo remonta à pré-história, existindo evidências de provas como a corrida ou o pentatlo nos anos de 776 antes de Cristo mas com o avançar do tempo, as provas, os regulamentos e os eventos foram-se aprimorando tornando-se um desporto universal, até porque a maior parte das provas que compõem são constituídas por actividades fundamentais da actividade humana.

Na corrida e na marcha, o menor tempo percorrido decide quem é o vencedor enquanto nos saltos e nos lançamentos, vence o atleta que conseguir saltar mais alto ou lançar mais longe.

A Associação Internacional de Federações de Atletismo é o organismo que rege o atletismo a nível mundial, estabelecendo e fazendo cumprir as diversas regras vigentes no atletismo assim como a criação e estabelecimento dos principais campeonatos europeus e mundiais. Os campeonatos europeus e mundiais são os principais eventos em que os praticantes querem competir mas os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são as competições em que se dá mais reconhecimento aos atletas. Existem vários tipos de competição, sendo que em qualquer competição existe para mulheres e homens, sendo que há competições que se realizam ao ar livre ou em pista coberta. As provas de corrida dividem-se em velocidade (60 metros, 100 metros, 200 metros e 400 metros), meio-fundo (800 metros, 1500 metros, 3000 metros e 3000 metros obstáculos) e fundo (5000 metros, 10000 metros, meia maratona e maratona), existem quatro tipos de lançamento (Peso, Disco, Dardo e Martelo) e de saltos (Salto em Comprimento, Triplo Salto, Salto em altura e Salto à vara), além dos três desportos combinados (Pentatlo, Heptatlo e Decatlo). Relativamente à corrida, existem outras provas além da meia-maratona e maratona que se correm em estrada como o corta-mato que é corrido em relva ou mato. A Marcha é efectuada em estrada e existem várias distâncias com os 10, 20 e 50 quilómetros, mediante seja em Masculino e em Feminino. No que toca à competição dos Paralímpicos é dividida consoante o tipo de prova que se realiza e o tipo de condicionante que o atleta apresenta entre os invisuais, amputados, paralisia cerebral, deficiência intelectual ou de cadeira de rodas.

278 Visualizações 1 Total
278 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter