Abebe Bikila

Abebe Bikila foi um maratonista etíope famoso por, não só vencer duas vezes a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos, como na primeira tê-lo feito descalço.

Quem foi Abebe Bikila?

Nascido em Jato, na Etiópia, a 7 de agosto de 1932, curiosamente no dia em que se percorreu a maratona nos Jogos Olímpicos de Los Angeles nesses mesmo ano, Abebe Bikila é considerado por muitos como o melhor maratonista de sempre e foi o primeiro atleta a vencer duas vezes consecutivas a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos (1960 e 1964), feito unicamente alcançável, posteriormente, pelo alemão Waldemar Cierpinski em 1976 e 1980. Filho de um pastor de ovelhas humilde, como é normalmente descrito, com 13 anos começou a jogar ganna na escola, uma versão etíope do tradicional hóquei, sendo que as balizas estavam colocadas nas diferentes vilas que se defrontavam, às vezes com poucos quilómetros a separá-las. Com 19 anos, em 1951, mudou-se para a capital Adis Abeba e, segundo a filha, esteve cerca de um ano desempregado até juntar-se à guarda-imperial. Nos primeiros anos, dentro das facilidades, como jovem soldado praticou basquetebol, voleibol e futebol dentro, mas em 1956 começou a enveredar pelo atletismo.

Na altura os etíopes tinham um protocolo militar com a Suécia e foi assim, observado pelo treinador dos guardas suecos, Onni Niskanen, que Abebe Bikila foi alentado a seguir uma carreira no atletismo, tendo conquistado duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1960 e 1964. Depois de mais uma tentativa inglória de recuperar o ouro,  no México em 1970, devido a uma contusão no joelho, regressou à capital, onde em 1969 teve um acidente, que o paralisaria e morreu a 25 de outubro de 1973, devido a sequelas desse mesmo desastre de condução.

Em 2012 foi introduzido no Hall of Fame da IAAF ((International Association of Athletics Federation, Federação e Associação Internacional de Atletismo em português), na primeira cerimónia do género que ocorreu como celebração dos 100 anos da Federação.

Vitória em 1960

Os Jogos Olímpicos de 1960 aconteceram em Roma, em Itália. Aparentemente desconhecido, embora meses antes tenha derrotado Wami Biratu, o melhor maratonista etíope da altura, Abebe Bikila correu a maratona descalço, em parte devido à falta de fundos. Porém, com o aval e encorajamento do treinador, que acreditava que Bikila poderia ser campeão, foi planeado que o atleta atacaria quando faltasse um quilómetro para o final, mais precisamente quando os corredores passassem o Obelisco de Axum. Abebe Bikila seguiu as instruções e à passagem do monumento, que havia sido roubado pelos italianos precisamente aos etíopes durante a segunda guerra mundial, fez o seu ataque, numa altura em que só o marroquino  Rhadi Ben Abdesselem o seguia. Com a aceleração, o etíope conseguiu deixar para trás o magrebe, vencendo a medalha de ouro da maratona com cerca de 200 metros de avanço, num tempo de 2 horas 21 minutos e 23 segundos. Com este feito e principalmente devido à particularidade de correr descalço, tornou-se um herói nacional e mundial.

Dupla-Glória em 1964 e regresso como Ícone Nacional

Desta vez em Tóquio, no Japão, Abebe Bikila apareceu nos Jogos Olímpicos calçado, mas tendo sido operado à apêndice apenas 40 dias antes. Mais uma vez desafiou as leis das probabilidades e, embora favorito à partida devido ao seu estatuto de campeão, a recuperação da cirurgia diminuía, em teoria, as suas capacidades. Porém, desta vez a sua vitória foi ainda mais arrebatadora. Mais ou menos a meio dos 42 km atacou e seguiu isolado até ao fim, conseguindo um tempo, até então recorde mundial, de 2 horas 12 minutos e 11 segundos, embora não reconhecido à época pela IAAF. Regressando à Etiópia como ícone nacional duplamente consagrado, recebeu do Imperador um Carocha, carro com o qual teria o acidente que o paralisaria em 1969 e, mais tarde, provocaria a sua morte, devido a uma hemorragia cerebral, uma das sequelas do impacto do desastre de aviação.

54 Visualizações 2 Total

References:

Barefooted Bikila Steps in for Heroic Marahon Triiumph, Olympic. Disponível em: https://www.olympic.org/news/barefooted-bikila-steps-in-for-heroic-marathon-triumph. Consultado a 02/06/2018

Abebe Bikila: The Glory Trail. Ethiomedia. Disponível em: http://www.ethiomedia.com/all/6252.html. Consultado a: 02/06/2018

Abebe Bikila, Olympic. Disponível em: https://www.olympic.org/abebe-bikila. Consultado a: 02/06/2018

54 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo