Macropus sp. (Canguru)

Canguru

O canguru é conhecido pela sua bolsa (marsúpio) e por a andar aos saltos. As suas extremidades posteriores são muito longas e a sua cauda permite-lhe manter o equilíbrio.

Para que servem as suas extremidades?

As anteriores, para suster o alimento e o levar à boca. As posteriores ajudam-no a defender-se e permitem-lhe desferir fortes patadas quando luta com outros animais.

 

Que funções tem a cauda?

A sua cauda tem múltiplas funções: durante a corrida atua como um verdadeiro leme, ajudando-o a mudar de direção; por outro lado, quando o canguru se encontra numa posição defensiva, a cauda serve-lhe como apoio.

 

Origem

Com base nos restos fósseis encontrados, especula-se que os cangurus terão aparecido na Austrália há cerca de 15 milhões de anos.

 

Quanto mede?

As 60 espécies existentes têm dimensões muito variáveis. Os mais altos medem à volta de 1,5 m e o mais pequeno apenas 40 cm.

 

Identificação:

Classe: mamíferos

Família: macropodídeos

Medidas: altura de 40 cm a 1,5 m

peso de 1 a 90 kg

cauda até 120 cm

Habitat: estepe australiana

Dieta: erva

952 Visualizações 2 Total
952 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.