Celófise

Apresentação do Celófise; características físicas e anatómicas; período em que viveu; território onde foram encontrados fósseis e outros vestígios da sua presença…

Apresentação do Celófise

O Celófise (formado a partir do latim Coelophysis, e que em português significa ‘forma oca’) foi um dos primeiros dinossauros terópodes carnívoros que viveram na Terra.Celofise

Calcula-se que tenha surgido há cerca de 220 milhões de anos, já próximo do fim do período Triássico, tendo vivido até ao início do período Jurássico. Era bípede e estima-se que tivesse entre 2,5 e 3 metros de comprimento, 1 metro de altura e cerca de 50 kg de peso. Foram identificadas duas formas de celófises, uma delas mais robusta e a outra mais esbelta – no início pensava-se que se tratava de duas espécies diferentes mas mais tarde os paleontólogos vieram a concluir do macho e da fêmea da mesma espécie.

Foram encontrados fósseis e outros vestígios deste dinossauro na América do Norte e em África, nomeadamente em vários locais dos Estados Unidos, na África do Sul e no Zimbábue.

Celofise-mapa

Celofise-regua

Taxonomia: Dinosauria, Saurischia, Theropoda, Neotherapoda, Ceratosauria, Coelophysoidea, Coelophysidae

 

68 Visualizações 1 Total
68 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo