Alossauro

Apresentação do Alossauro; características físicas e anatómicas; período em que viveu; território onde foram encontrados fósseis e outros vestígios da sua presença…

Apresentação do Alossauro

alossauro (Allosaurus, que em português significa ‘lagarto diferente’) foi um dos grandes dinossauros terópodes carnívoros do Jurássico. alossauro

Surgiu na Terra há cerca de 155 milhões de anos no chamado Jurássico Tardio. Era bípede e, tal como diversos outros dinossauros do período Jurássico apresentava grandes dimensões: cerca de 12 metros de comprimento, 3 a 5 metros de altura e um peso que poderia ir das 2 às 3 toneladas. Possuía grande dentes, parecidos com punhais com 5 a 10 cm de comprimento e curvados para trás de forma a segurar firmemente as suas presas. Acredita-se que apesar do seu tamanho fosse bastante ágil e caçasse em bandos.

Tinha uma dieta carnívora e as suas presas seriam grandes dinossauros herbívoros tais como Stegosauros, Diplodocos, Apatossauros, entre outros.

Apesar dos principais fósseis e outros vestígios terem sido encontrados em Portugal e nos Estados Unidos, existem registos em África, América do Sul e Austrália.

alossauro-mapa

alossauro-regua

Taxonomia: Dinosauria, Saurischia, Theropoda, Neotherapoda, Tetanurae, Avetherapoda, Carnosauria, Allosauroidea, Allosauridae

Dinossauros do Jurássico | Dinossauros Terópodes | Dinossauros Gigantes
 Dinossauros de PortugalDinossauros dos Estados Unidos
32 Visualizações 1 Total
32 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo