Argilito

O que é o Argilito? No âmbito da geografia, o termo Argilito designa um tipo de xisto argiloso, uma rocha sedimentar de granulação…

O que é o Argilito

O termo Argilito designa um tipo de xisto argiloso, uma rocha sedimentar detrítica de granulação extremamente fina (inferior a 0,004 mm), maciças e compactas, formada essencialmente a partir de depósitos de argila (aluminossilicatos), tornados compactos por compressão, aparentando alguma xistosidade. Os argilitos podem ser maciços, mas geralmente apresentam uma estrutura laminar, com lâminas milimétricas paralelas, caracterizadas pela variação da cor, refletindo as mudanças nas condições existentes durante a sedimentação. A sua cor vai desde o cinzento, ao preto, passando por tons esverdeados, avermelhados e amarelados, dependendo da natureza dos minerais presentes, da proporção dos diferentes óxidos e hidróxidos de ferro e da quantidade de matéria orgânica.

São geralmente rochas antigas paleozóicas ou antepaleozóicas. A ardósia pode ser considerada um xisto argiloso mas já numa fase avançada de transição para o metamorfismo.

213 Visualizações 1 Total
213 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter