Acumulação (na Geologia)

Conceito de Acumulação

No âmbito da Geologia, o termo Acumulação designa uma fase do processo erosivo que corresponde ao depósito de detritos e sedimentos desgastados e transportados de outros locais. Os materiais depositados poderão ser minerais ou orgânicos e podem ser transportados por ação do vento (acumulação eólica, dunas), da água dos cursos de água (acumulação fluvial), do gelo/glaciares (moreias), das correntes e ondas do mar (dunas, praias), pelos vulcões (cones, escoadas de lava, etc.) ou pelas torrentes (cones de dejecção), ou por simples efeito da gravidade. Estes depósitos formam um superfície chamada superfície de acumulação, normalmente mais elevada do que a superfície envolvente.

Um bom exemplo de acumulação de materiais orgânicos são os depósitos de carvão resultantes da deposição de matéria vegetal há muitos milhões de anos. Quanto à acumulação de materiais minerais, pode ser dado como exemplo a areia das praias, que resulta do transporte e deposição de areias pelas ondas e correntes marítimas.

Ao serem erodidos, os detritos são transportados desde o local onde se formam, acabando por ser depositados quando o efeito da força que os transporta deixa de ser suficiente para superar o peso e o atrito dos mesmos. Tal acontece em acidentes do terreno (por exemplo uma vala), na base de uma encosta, em alguns locais específicos das costas marítimas e lagunares e na margem côncava das curvas dos rios e cursos de água.

790 Visualizações 2 Total
790 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.