Serra de São Mamede, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

A Serra de São Mamede é uma elevação com 1027 metros de altitude máxima, sendo por isso a cadeia montanhosa mais alta a sul do rio Tejo.

Caracterização da Serra de São Mamede

A Serra de São Mamede corresponde a um maciço montanhoso, coroado por vezes por cristas quartzíticas a dominar uma envolvente suave e ondulada, que se localiza no distrito de Portalegre, nos concelhos de Castelo de Vide, Arronches, Marvão e Portalegre. Em termos geomorfológicos, a serra ergue-se numa crista quartzítica que emerge na plataforma de Portalegre, que se formou a partir da erosão que acontece na serra. Há vestígios que indiciam que este território tenha sido habitado ao longo da história, como por exemplo as gravuras rupestres nas serras de Cavaleiros e Louções, as ruínas romanas de Ammaia e as caleiras da Escusa.

A serra de São Mamede tem 661 metros de proeminência e 75,65 quilómetros de isolamento topográfico, atingindo 1027 metros de altitude.

É aqui que se localiza o Parque Natural da Serra de São Mamede. A criação deste parque advém da rica fauna e flora da serra. Os veados, os javalis, as ginetas habitam por entre os castanheiros e os sobreiros e os rios que atravessam a serra atraem as lontras. Além disso, aqui habita também uma das maiores colónias de morcegos da Europa.

Um dado curioso é o facto de a Serra de São Mamede ser, a par da Serra de Arraiolos, uma das únicas zonas do Alentejo onde pode nevar nos dias mais frios de inverno.

Dados Gerais

Coordenadas: 39° 18′ 47″ N 7° 21′ 35″ O

Altitude máxima: 1027 metros

Localização: Distrito de Portalegre, Portugal

110 Visualizações 2 Total
110 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.