Serra de Montesinho, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

A Serra de Montesinho é uma das maiores serras em Portugal Continental, atingindo no nosso país 1486 metros de altitude máxima. A serra divide-se entre Portugal e Espanha, onde é designada de Sierra de La Parada.

Caracterização da Serra de Montesinho

Montesinho é uma serra localizada a norte de Bragança, junto à fronteira com Espanha. Esta serra divide-se entre os dois países e em Portugal apresenta altitude máxima de 1438 metros e orientação aproximada de norte-nordeste/sul-sudoeste. A parte portuguesa situa-se nos concelhos de Bragança e Vinhais. É o maciço montanhoso com mais precipícios e desfiladeiros de Trás-os-Montes, depois da Serra do Marão.

É na Serra de Montesinho que se localiza o Parque Natural de Montesinho, uma classificação obtida pelos valores naturais, paisagísticos e humanos da região.

Em termos de flora, a Serra de Montesinho tem uma riqueza e diversidade únicas, verificando-se a existência de bosques autóctones de carvalhais, sardoais e bosques ripícolas, mas também de espécies raras ou pouco comuns como a violeta-hirta, o martagão e o gerânio-sanguíneo. Em relação à fauna, esta serra encontra-se entre as áreas de montanha mais importantes para a fauna a nível nacional e europeu, pela presença do lobo-ibérico, do veado, do corço, da toupeira-de-água, o gato-bravo e o rato-dos-lameiros. Nesta zona existem também várias espécies de aves, nomeadamente a águia-real, a cegonha-preta, o tartaranhão-azulado e o melro-das-rochas.

Montesinho é uma serra localizada a norte de Bragança

Montesinho é uma serra localizada a norte de Bragança

Dados Gerais

Coordenadas: 41° 59′ 19″ N 6° 48′ 27″ O

Altitude máxima: 1486 metros

Localização: Bragança e Vinhais, Portugal

124 Visualizações 1 Total
124 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.