Serra do Pico, Portugal

A Serra do Pico, ou Montanha do Pico, é um estratovulcão com 2351 metros de altitude, sendo a mais alta montanha de Portugal. Localiza-se na ilha do Pico, nos Açores.

A escalada da serra é uma das atividades mais populares para quem visita a ilha

A escalada da serra é uma das atividades mais populares

Caracterização da Serra do Pico

A Montanha do Pico tem de altitude mais do dobro do que qualquer outra montanha açoriana. É a serra mais alta de Portugal. Com 2351 metros de altitude, a Serra do Pico é o ponto mais alto da dorsal meso-atlântica, embora existam pontos mais altos em ilhas atlânticas, mas fora da dorsal. Tem um isolamento topográfico de 1451 quilómetros.

No cimo da montanha que constitui a parte ocidental da ilha, situa-se a cratera do vulcão e dentro dessa cratera, numa erupção recente do ponto de vista geológico surgiu outra elevação com menor dimensão a que foi dado o nome de Pico Pequeno, com cerca de 70 metros de altura. É na base desta elevação que emanam fumarolas vulcânicas com forte teor de enxofre.

A Montanha do Pico foi primeiramente classificada como reserva em 1972 e uma década depois foi-lhe atribuído o estatuto de Reserva Natural da Montanha do Pico, que abarca uma área de 1500 hectares.

Esta é uma área com uma flora de grande diversidade e raridade, nomeadamente espécies endémicas no arquipélago. Neste aspeto destaca-se a avifauna. Durante o verão é muito comum a presença de aves como o canário, o tentilhão, o estorninho, o milhafre e o morcego-dos-açores.

A escalada da serra é uma das atividades mais populares para quem visita a ilha. De facto, esta é uma atividade que faz parte dos trilhos pedestres da ilha, constituindo-se no Trilho Pedestre da Montanha do Pico.

Dados Gerais

Coordenadas: 38° 28′ 12″ N 28° 24′ O

Altitude máxima: 2351 metros

Localização: Açores, Portugal

Cordilheira: Dorsal meso-atlântica

25 Visualizações 1 Total
25 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo