Serra do Marão, Portugal

A Serra do Marão é a sétima maior elevação de Portugal Continental, atingido 1415 metros de altitude. Localiza-se na zona de transição do Douro Litoral para Trás-os-Montes e Alto Douro.

Caracterização da Serra do Marão

Esta serra tem 681 de proeminência topográfica e 59,9 quilómetros de isolamento topográfico, atingindo 1415 metros de altitude no seu ponto mais alto, no vértice geodésico do Marão, onde se localiza o Observatório Astronómico do Marão. A serra tem uma orientação noroeste-sueste e separa as bacias hidrográficas dos rios Tâmega e Corgo.

A Serra do Marão tem uma inércia que confere ao clima do interior transmontano um caráter mais continental, apresentando uma mancha vegetal de grande importância essencialmente constituída por pinheiros. Em termos geológicos é composta por largas manchas xistosas ou graníticas. Ao longo da serra encontram-se várias instalações abandonadas de exploração de minas de volfrâmio que tiveram o seu auge nos tempos da Segunda Guerra Mundial. Com uma área aproximada de 20 mil hectares, cerca de 75 por cento do território da Serra do Marão constitui terreno baldio que se espalha pelos concelhos de Amarante, Baião, Vila Real, Mesão Frio, Santa Marta de Penaguião e Régua. 

A Serra do Marão é atravessada pelo Túnel do Marão desde 2016, que é o terceiro maior túnel rodoviário da Península Ibérica e o maior de Portugal. Este túnel consiste em duas galerias com 5825 metros de comprimento. 

Dados Gerais

Coordenadas: 41° 16′ 2″ N 7° 53′ 50″ O

Altitude máxima: 1415 metros

Localização: Entre Amarante e Vila Real

28 Visualizações 1 Total
28 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo