Serra do Larouco, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

A Serra do Larouco localiza-se em Trás-os-Montes, no concelho de Montalegre e distrito de Vila Real. É a terceira maior elevação de Portugal Continental, com 1535 metros de altitude.

Caracterização da Serra do Larouco

A nome desta serra no concelho de Montalegre deriva do nome do Deus Celta Larauco, que deu nome ao Larouco. A terceira maior elevação de Portugal Continental tem 1535 metros de altitude e 423 metros de proeminência topográfica, localizando-se na fronteira do distrito de Vila Real com a Galiza. A Serra do Larouco faz parte do sistema montanhoso da Peneda-Gerês.

Apresenta-se como uma serra que dá forma a um grande planalto granítico de forma alongada, constituindo o prolongamento de um acontecimento morfológico que se estende também por terras espanholas. A orientação da Serra do Larouco é de nordeste-sudoeste e cerca de 10 quilómetros de comprimento. A serra distingue-se, na vertente poente, por manchas de xisto metamorfizado que dão origem a encostas abruptas onde aves de rapina ocupam o território. Na Serra do Larouco entramos vegetação em altitude constituída por matos de urzes e giestas.

É nesta serra que o rio Cávado tem a sua nascente, mais propriamente na Fonte da Pipa.

Dados Gerais

Coordenadas: 41° 52′ 49.3661″ N7° 43′ 13.1364″ O

Altitude máxima: 1535 metros

Localização: Montalegre

Sistema: Sistema Montanhoso da Peneda-Gerês

127 Visualizações 1 Total
127 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.