Serra do Gerês, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

A Serra do Gerês é a segunda maior elevação de Portugal Continental, com um cume que atinge 1545 metros de altitude. Localiza-se no norte de Portugal, incluída no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Caracterização da Serra do Gerês

O Gerês é uma cadeira granítica que se estende de nordeste para sudoeste, ao longo de 35 quilómetros, entre a Fonte Fria e o rio Caldo. Esta é a segunda maior elevação de Portugal Continental, com um cume que atinge 1545 metros de altitude,no Alto do Borrageiro. A serra situa-se entre os rios Homem e Cávado, fazendo parte do sistema montanhoso da Peneda-Gerês. Além disso, a Serra do Gerês está incluída na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o único parque nacional em território português.

Além do seu ponto mais alto, a 1545 metros, a serra tem outros picos de relevo: o cume dos Carris (1507 metros de altitude), o Pico da Cabreira (1534 metros de altitude) e o Altar dos Cabrões (1544 metros de altitude).

Existem vestígios de características geomorfológicas de origem glaciar de baixa altitude nesta serra, assim como blocos erráticos, moreias e pequenos circos glaciários em locais como a Lagoa do Marinho, o Alto do Vale do Vez e Couce.

Esta é uma serra com uma rica fauna e flora. No Gerês a vegetação está dividida por três zonas de altitude: até aos 1200 metros predominam os castanheiros, azevinhos, medronheiros e pilriteiros; entre os 1200 e os 1400 metros encontramos teixos, vidoeiros e pinheiros nórdicos; e acima dos 1400 metros as árvores dão lugar a pequenos arbustos e ao zimbro.

geres-1150004_1920

Dados Gerais

Coordenadas: 41° 49′ 25″ N 8° 2′ 26″ O

Altitude máxima: 1545 metros

Localização: Norte de Portugal

Cordilheira: Sistema Peneda-Gerês

 

219 Visualizações 1 Total
219 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.