Serra da Arrábida, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

A Serra da Arrábida localiza-se no distrito de Setúbal  e integra o Parque Natural da Arrábida.

Caracterização da Serra da Arrábida

A Serra da Arrábida é constituída por terrenos acidentados com fortes níveis na margem norte do estuário do rio Sado, no concelho e distrito de Setúbal, em Portugal. O seu ponto mais elevado é a 501 metros de altitude, em Formosinho, e o relevo tem uma extensão de 35 quilómetros.. O prolongamento natural da serra forma o cabo Espichel.

O clima da serra é temperado mediterrânico, apresentando uma flora rica em espécies mediterrânicas, como são exemplo a azinheira, o sobreiro e o carvalho. Em relação à flora, verificam-se grandes alterações desde o século XIX. Até ao início do século XX era possível observar lobos, javalis e veados. Atualmente a fauna inclui o gato-bravo, a raposa, a lebre, o morcego, a águia-de-bonelli e o bufo real, a perdiz e o andorinhão-real. Em 2004 um incêndio destruiu uma parte significativa da área territorial da Serra da Arrábida, que tem vindo a recuperar-se lentamente.

A base da Serra da Arrábida, na praia do Portinho da Arrábida, tem águas de temperaturas amenas e na arriba, mais concretamente na Lapa de Santa Margarida, verifica-se a presença de vestígios arqueológicos do Paleolítico Inferior. Numa das suas falésias encontra-se um convento fundado no século XVI por Frei Martinho.

Dados Gerais

Coordenadas: 38° 29′ 43″ N, 8° 58′ 05″ O

Altitude máxima: 501 metros

Localização: Setúbal, Portugal

Cordilheira: Arrábida

102 Visualizações 1 Total
102 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.