Ritter, Karl

Biografia de Karl Ritter (1779-1859): Karl Ritter, nascido na Alemanha em 1779, foi historiador, filósofo e professor de geografia na Universidade de Berlim. O seu grande…

Biografia de Karl Ritter (1779-1859)

Karl Ritter, nascido na Alemanha em 1779, foi historiador, filósofo e professor de geografia na Universidade de Berlim. O seu grande mérito foi o de ter compreendido e teorizado correctamente os princípios básicos da geografia que Alexandre Von Humboldt aplicara pouco tempo antes, nomeadamente o Princípio da Causalidade (ou Interdependência) e Princípio da Geografia Geral (ou Comparada).

Na sua primeira obra  (“Europa, Quadro Geográficos, Históricos e Estatísticos”), Ritter atribui, pela primeira vez, um importante papel à geografia humana, combatendo a então chamada “geografia pura” que se recusava a dar um lugar ao Homem. O seu principal objectivo era o de explicar as relações existentes entre o meio físico e a actividade humana. Desta sua pretensão em explicar os factos humanos em função dos fenómenos físicos resultou o seu acentuado determinismo.

2331 Visualizações 3 Total
2331 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo