Rede Transportes

Conceito de Rede Transportes: A expressão rede de transportes designa o conjunto de todas as vias de transporte de pessoas e de mercadorias que…

Conceito de Rede Transportes

A expressão rede de transportes designa o conjunto de todas as vias de transporte de pessoas e de mercadorias que se interligam com uma determinada densidade numa determinada região, e inclui as estradas, as linhas de caminho de ferro, as vias fluviais navegáveis, os oleodutos, os gasodutos, entre outros. A alguns tipos de vias de transporte são dadas designações próprias: por exemplo rede rodoviária para as estradas ou rede ferroviária para as linhas de caminho de ferro. Cada rede de transportes está organizada com interfaces onde vias do mesmo tipo ou de tipo diferente se interligam. A densidade e qualidade das redes de transportes, incluindo a qualidade das próprias vias, a qualidade dos interfaces e a qualidade dos nós existentes em cada via (aeroportos, portos marítimos, estações ferroviárias,…) é muitas vezes utilizada como um indicador do grau de desenvolvimento económico da região em que se localizam. De facto, uma boa rede de transportes facilitam o comércio e as atividades produtivas, são responsáveis pela crescente mobilidade das pessoas, ajudam a organizar o espaço, permitem a especialização do trabalho, etc., promovendo assim o desenvolvimento económico e social dos países e regiões.

4964 Visualizações 3 Total
4964 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo