Médio Tejo

O Médio Tejo é uma sub-região estatística portuguesa (NUT-III) e faz parte da Região Centro. Limita a norte com o Pinhal Interior Norte, a leste com o Pinhal Interior Sul e o Alto Alentejo, a sul com a Lezíria do Tejo e a oeste pelo Pinhal Litoral. Tem uma área de 3.344 km² e, segundo os censos de 2011, uma população de 220.660 habitantes.

Fazem parte da sub-região do Médio Tejo um total de 13 concelhos, todos eles pertencentes ao distrito de Santarém, nomeadamente: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha, Sertã e Vila de Rei.

Na região predominam as paisagens florestais e agrícolas num misto de serra, pinhal e vales cultivados. O Tejo, que dá nome à região, tem presença forte quer em termos das atividades económicas, quer em termos culturais, gastronómicos, etc. Na sua passagem pela região do Médio Tejo, o Tejo recebe as águas de outros quatro importantes rios: Alviela e Almonda (cujas nascentes se situam na região, nomeadamente em Alcanena e em Torres Novas, respetivamente) e outros dois provenientes de outras regiões do país (Zêzere e um dos seus afluentes, o Nabão).

O Santuário de Fátima, o Convento de Cristo, o Parque de Escultura Contemporânea Almourol e os seis castelos (Abrantes, Almourol, Ourém, Tomar, Torres Novas e Sertã) são outros exemplos dos recursos endógenos existentes no Médio Tejo, cuja diversidade carateriza esta região.

Quanto a infraestruturas rodoviárias, a região do Médio Tejo é servida por algumas das vias mais importantes da rede viária nacional, com inúmeras ligações ao resto do país, salientando-se os vinte e três nós de acesso nas autoestradas A1, A13 e A23. Além destas, o território é também servido por importantes itinerários complementares (IC3, IC8 e IC9) e por duas das principais estradas nacionais (N2 e N3). Relativamente à rede de caminho de ferro no Médio Tejo é constituída por um total de vinte e seis estações e apeadeiros ativos, situados ao longo dos quatro eixos ferroviários que atravessam oito concelhos: Linha do Norte, Linha da Beira Baixa, Linha do Leste e Ramal de Tomar.

medio-tejo-01

324 Visualizações 4 Total
324 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter