Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Inverno

Descrição do conceito de inverno, as suas principais características, a data do seu inicio e fim, assim como os comportamentos da fauna e flora no inverno..

Inverno- Descrição

Inverno

Inverno

 Inverno é uma das estações do ano presentes nas regiões de clima temperado de ambos os hemisférios. Esta é a estação mais fria, em que as temperaturas podem atingir valores inferiores a zero graus celsius, em algumas regiões, particularmente nas regiões temperadas e nas regiões polares.

Algumas regiões encontram-se encerradas em invernos permanentes como é o caso do Ártico e da Antártida. Considerados por muitos cientistas como desertos frios, pois não ocorre precipitação e encontram-se cobertos por um manto de gelo permanente. Estas regiões mesmo na época considerada verão mantêm temperaturas consideradas muito baixas, apesar de perderem parte do seu gelo.

O movimento de rotação da Terra, que geralmente dura cerca de 365 dias, é o movimento responsável pela ocorrência das estações do ano pois faz alterar a inclinação do planeta e ao mesmo tempo a inclinação dos raios solares.

Esta estação não ocorre em climas tropicais, pois a inclinação do planeta Terra favorece uma maior incidência de radiação solar nessas regiões, o que impede que as temperaturas baixem consideravelmente, mantendo essas zonas em um verão quase permanente.

Durante o solstício de inverno a região polar do hemisfério em que a estação está a decorrer encontra-se afastada do sol realizando com este um ângulo de cerca de 23.5 graus na direção oposta à do sol, no solstício de verão a inclinação ocorre em relação ao sol.

Inicio e fim do inverno:

Tal como para outras estações do ano é difícil definir o inicio do inverno. Para que seja possível indicar uma data, os cientistas recorrem por vezes a uma visão astronómica das estações utilizando os solstício e os equinócios como indicadores, neste caso o solstício marca o inicio da estação. Estes são determinados devido à inclinação do eixo da Terra que facilita ou dificulta a incidência dos raios solares sobre a Terra. No caso do inverno, o solstício que marca o seu inicio ocorre geralmente a 21 de dezembro, terminando a 20 de março (hemisfério Norte) ou inicia-se a 21 de junho e termina a 22 de setembro (hemisfério sul). Este método era inicialmente utilizado pelos povos celtas, que se região pelas estrelas e cujo calendário tinha por base os solstício.

No entanto, estas datas nem sempre coincidem com a tradição popular ou com as características meteorológicas. Os meteorologistas recorrem muitas vezes a medias das temperaturas de anos anteriores para marcar o inicio de uma estação, pois calculam o ciclo anual de temperaturas, associando esses valores uma data do calendário (calendário Gregoriano). Neste caso o inverno tem inicio no primeiro dia do mês de dezembro e termina a 28 de fevereiro (no hemisfério Norte).

Características gerais:

O inverno possui temperaturas baixas, podendo apresentar períodos de seca em que a precipitação é baixa ou longos períodos de forte precipitação, tanto sobre a forma de chuva, como de neve. O tipo de precipitação que ocorre no inverno depende da altitude e da latitude. À medida que nos afastamos do equador as temperaturas diminuem, enquanto que perto do equador as temperaturas mantêm-se elevadas mas constantes, ao aumentarmos a latitude as temperaturas vão sofrendo maior variação. No entanto, os invernos são normalmente mais frios no hemisfério norte do que no hemisfério sul.

As amplitudes térmicas que ocorrem no inverno são mais elevadas do que noutras estações devido ao abaixamento intenso das temperaturas durante a noite e o seu aumento relativo durante as horas de maior intensidade solar (meio dia).

Em regiões com elevada altitude as temperaturas são normalmente muito baixas, podendo ocorrer precipitação sobre a forma de neve ou granizo, ou ocorrer uma percentagem de precipitação muito baixa quando comparada com outras regiões. Geralmente a percentagem de precipitação no inverno é mais baixa do que no verão, visto não ocorrer tanta evaporação, como em épocas mais quentes.

As regiões menos montanhosas e mais perto do nível médio do mar possuem geralmente invernos mais suaves com temperaturas amenas e precipitação sob a forma de chuva. A ocorrência de nevoeiros é frequente devido à elevada humidade atmosférica.

No inverno além da precipitação e da baixa de temperaturas, as condições meteorológicas agravam-se devido aos ventos fortes e frios vindos das regiões árticas. Os períodos mais secos durante esta estação podem contribuir para o surgimento de doenças respiratórias, assim como a pele seca, pois esta encontra-se exposta a condições adversas, como os ventos frios e secos.

Este período é associado a um período de dormência em que as folhas das árvores caducas caem e as árvores permanecem nuas até ao aumento da temperatura. Ao mesmo tempo os que os campos permanecem inutilizados até à época de sementeiras seguinte. Nesta época os animais podem imigrar para zonas mais quentes como por exemplo algumas aves, enquanto outros preferem hibernar como por exemplo algumas espécies de ursos.

272 Visualizações 1 Total

References:

(2017) When does winter start? Met Office United Kingdom Consultado em: Novembro 30, 2017, em https://www.metoffice.gov.uk/learning/seasons/winter/when-does-winter-start

(2016). Winter. Encyclopædia Britannica, inc. Consultado em: Novembro 30, 2017, em https://www.britannica.com/science/winter

Redd, Nola Taylor (2017). Winter: The Coldest Season. Planet Earth. Live Science. Consultado em: Novembro 30, 2017, em https://www.livescience.com/25124-winter.html

272 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo