Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Geografia (Conceito, Significado, Definição, O que É)

Conceito de Geografia: A Geografia é uma ciência que pode ser incluída no conjunto de Ciências da Terra e da Vida, e cujo objeto é o estudo da…

Conceito de Geografia

  GeografiaA Geografia é uma ciência que pode ser incluída no conjunto de Ciências da Terra e da Vida, e cujo objeto é o estudo da superfície terrestre (incluindo a biosfera, a atmosfera, a litosfera e a hidrosfera) e da ocupação do território pelo Homem. Cabe assim à geografia o estudo de diverso tipo de fenómenos e elementos naturais e humanos como sejam o solo, o relevo, o clima, a vegetação, a distribuição dos recursos hídricos, bem como a organização das populações e sociedades em espaços urbanos e rurais e o seu relacionamento com a natureza. É por vezes também designada como ‘Ciência Espacial’ dado que estuda a forma como as coisas se localizam, movimentam e se relacionam espacialmente umas com as outras na superfície da Terra.

A importância da geografia reside no facto de contribuir para uma melhor compreensão do planeta Terra e dos fenómenos humanos e físicos que nela ocorrem. Com os desenvolvimentos tecnológicos das últimas décadas, incluindo os satélites artificiais colocados ao serviço dos geógrafos, têm surgido também grandes evoluções na geografia, tornando possível a elaboração de melhores mapas para o estudo mais aprofundado e detalhado de  diversos fenómenos bem como das suas dinâmicas.

História da Geografia

Os gregos foram os primeiros a estudar os fenómenos físicos da Terra de uma forma científica, destacando-se os trabalhos de Heródoto no séc. V a.C. Mais tarde, foram os romanos que deram um forte contributo na área da Cartografia, sendo de destacar os seus famosos périplos (descrição de portos e escaldas ao longo da costa). Durante a Idade Média foram os Árabes que mais contribuíram para o desenvolvimento da Geografia, destacando-se os trabalhos de Edrisi, Ibn Battuta e Ibn Khaldun. Os italianos deram também um grande contributo, com destaque para a descrição das viagens de Marco Polo pelo Oriente. A partir do séc. XV são os descobrimentos, iniciados com a exploração da costa africana pelos portugueses, que voltam a dar novo impulso ao desenvolvimento da geografia, quer ao nível da cartografia, quer da descrição dos locais. Destaque, por exemplo, para a «Geographia Generalis» de Bernardo Varenius e o mapa-mundo de Gerardo Mercator.

Mas é nos século XIX que a geografia se assume definitivamente como uma área científica, a par de outras como a biologia, a química ou a física. Dois dos principais vultos desta época na área da geografia, que a transformaram numa disciplina académica tal como a conhecemos hoje, foram Alexander von Humboldt e Karl Ritter, ambos pesquisadores do século XIX, conhecidos como principais fundadores e representantes da Escola Determinista Alemã. Depois de Humboldt e Ritter, muitos outros geógrafos deram importantes contributos, sendo de salientar Vidal De La Blache, grande representante da Escola Possibilista Francesa, ou Yi-Fu Tuan, o grande responsável pelo surgimentos da Geografia Humanista.

Divisões da Geografia

As duas grandes divisões da Geografia são a Geografia Física e a Geografia Humana:

  • Geografia Física: refere-se ao estudo dos elementos e fenómenos naturais e inclui a Climatologia, a Biogeografia, a Hidrologia, a Topografia, a Geomorfologia, a Oceanografia, a Geografia Ambiental, entre diversas outras.
  • Geografia Humana: refere-se ao estudo dos padrões e da organização do Homem e da Sociedade no território e as interações entre ambos e inclui a Geografia Política, a Geografia Rural, a Geografia Urbana, a Geografia Turística, a Geografia Social, a Geografia Cultural, a Geografia Económica, a Geografia da Saúde, a Demografia.

Além da Geografia Física e da Geografia Humana, que podem ser considerados como ramos da Geografia Geral, pode ainda ser considerada a Geografia Rural que defende a existência de regiões geográficas enquanto resultado da harmonia entre as condições naturais, as heranças históricas e a criação humana.

572 Visualizações 1 Total
572 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo