Clima

O Clima é a denominação dada ao conjunto de diferentes estados do tempo que se repetem e sucedem na atmosfera ao longo do ano que caracterizam uma região.

O Clima é a denominação dada ao conjunto de diferentes estados do tempo que se repetem e sucedem na atmosfera ao longo do ano que caracterizam uma região. Para a determinação do tipo de clima de cada local, é necessário a observação do tempo atmosférico diariamente durante trinta anos para confirmar a regularidade das combinações dos seus elementos. Esses elementos correspondem à temperatura, à precipitação e aos ventos.

Existem vários factores climáticos que influenciam a natureza e a dinâmica do clima que se estabelece em cada região. A órbita do Planeta Terra, a pressão atmosférica e as massas de ar, a latitude, a altitude e o relevo, a maritimidade e a continentalidade, as correntes marítimas e a vegetação e, por último, as dinâmicas territoriais das grandes cidades e a existência de extensas zonas rurais são algumas das variantes que condicionam e caracterizam o clima mediante a região onde se encontra.

O tempo atmosférico é a condição passageira do clima, ou seja, é a combinação dos resultados dos elementos para um dia ou para um período de horas ou minutos. Pode existir variação de uma hora para a outra ou de um dia para o outro. A climatologia é uma disciplina que estuda a relação do homem com o seu espaço ambiental, particularmente, com os seus fenómenos atmosféricos e investiga as causas e as relações físicas entre os diferentes comportamentos climáticos.

Existem vários tipos de clima que são considerados pelos especialistas tendo em conta, as variáveis acima descritas, como a temperatura, a precipitação, o vento e a pressão atmosférica. Para essa especificação, são estabelecidas médias de temperatura e de precipitação que depois vão ajudar a catalogar áreas do globo mediante os tipos de clima que existem com o clima que, habitualmente, se vive nessa região do mundo. A saber:

Clima Equatorial – Tem esse nome por se localizar na zona mais quente do globo, na linha do Equador. Define-se por temperaturas elevadas e chuvas abundantes durante todo o ano.

Clima Tropical – apresenta duas estações: inverno ameno e seco e verão quente e chuvoso. Sem grande amplitude térmica, tem sempre valores elevados de temperatura.

Clima Subtropical – caracteriza-se por verões quentes e invernos frios, com uma variação significativa da temperatura entre estações e chuvas bem distribuídas ao longo do ano.

Clima Semi árido – caracteriza-se por chuvas escassas e mal distribuídas ao longo do ano que são menores do que a taxa de evaporação e transpiração. Tanto ocorre em regiões tropicais como em zonas temperadas

Clima Desértico – Clima muito quente e seco, caracteriza-se pela pequena quantidade de chuvas e pela grande amplitude térmica, sendo que tanto ocorre em zonas temperadas como em áreas tropicais.

Clima Temperado – localiza-se em zonas temperadas do globo e caracterizam-se por passar as quatro estações do ano bem definidas. Não existem grandes amplitudes térmicas.

Clima Temperado Continental – De característica de temperatura baixa no Inverno e quente no Verão, de grande amplitude térmica, característica de regiões do interior dos continentes do Hemisfério Norte.

Clima Temperado Oceânico – Chuvas bem abundantes e bem distribuídas ao longo do ano sendo o verão fresco e húmido. Acontece em regiões afastadas das grandes massas continentais e nas margens ocidentais localizadas nas latitudes médias e altas

Clima Mediterrânico – Verões quentes e secos e Invernos amenos e chuvosos. A precipitação é mais concentrada nesses meses de Outono e Inverno. É um clima próprio dos países banhados por esse mar, embora se possa encontrar em outras regiões do globo como na costa oeste americana, no sudeste da Austrália e no centro do Chile.

Clima Subpolar – Caracteriza-se pela grande amplitude térmica e pelos Invernos muitos frios e longos em contraponto com Verões curtos, pouco quentes e de alguma precipitação.

Clima Polar ou Glacial – Define-se por temperaturas frias durante todo o ano, com grandes amplitudes térmicas. Sem Verão, os Invernos são bastantes longos e frios.

Clima Alpino – Presente nas regiões de montanha, apresenta precipitação abundante durante todo o ano, com Invernos muito frios e Verões curtos e frescos

198 Visualizações 1 Total
198 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter