Barreiras à Difusão (Geografia)

Conceito de Barreiras à Difusão: As barreiras à difusão são factores existentes no espaço geográfico e que o distorcem, originando uma…

Conceito de Barreiras à Difusão

Em geografia, as barreiras à difusão são factores existentes no espaço geográfico que o distorcem, originando uma redução na velocidade de propagação ou uma alteração do curso da difusão. O processo de crescimento urbano, por exemplo, nunca é regular e simétrico mas, pelo contrário, tende a canalizar-se para determinadas direcções e a evitar outras onde existam barreiras que lhe diminuem a velocidade, que a deformam, ou que impedem a sua passagem.

Tipos de Efeitos das Barreiras à Difusão

Os efeitos provocados pelas barreiras podem ser, essencialmente, de três tipos:

  1. Absorção: as barreiras são de absorção quando, de forma gradual, nelas cessa de se propagar o movimento (por exemplo uma grande floresta ou uma cadeia montanhosa);
  2. Reflexão: as barreiras são de reflexão quando reflectem o movimento em sentido contrário sem o absorverem (por exemplo o mar ou um grande lago);
  3. Permeabilidade: as barreiras dizem-se permeáveis quando permitem que parte do fluxo as atravesse (por exemplo um rio ou um pequeno lago).

Além das barreiras físicas, existem também muitos outros tipos de barreiras como sejam, por exemplo, as barreiras políticas (um fronteira, por exemplo), barreiras de natureza cultural, barreiras linguísticas, barreiras religiosas ou ainda barreiras psicológicas.

525 Visualizações 2 Total
525 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.