Agente Erosivo

Conceito de Agentes Erosivos: A expressão Agente Erosivo designa uma força externa que provoca o desgaste das rochas e relevos terrestres e…

Conceito de Agentes Erosivos

A expressão Agente Erosivo designa uma força externa que provoca o desgaste das rochas e relevos terrestres e que faz o transporte e acumulação dos materiais num processo chamado de erosão. São exemplos de agentes erosivos:

  • água da chuva – a chuva pode deslocar materiais do solo, sendo particularmente forte em locais com vegetação pouco densa.
  • água dos rios – escavam vales profundos, transportam sedimentos (aluviões) e formam planícies e deltas através de processos de sedimentação.
  • água dos oceanos – as ondas, marés e correntes marítimas desgastam as rochas da costa (abrasão marinha) e depositam sedimentos nos litorais (acumulação marinha).
  • gelo dos glaciares – o lento deslizar dos grandes ‘rios’ de gelo dos glaciares desgastam as rochas, arrastando grande quantidade de detritos (moreias) e formando grandes vales em formato de ‘U’.
  • vento – a ação do vento é particularmente visível em áreas desérticas e de pouca vegetação, onde o vento transporta mais facilmente pequenas partículas, retirando-as de uns locais para as depositar noutros.
  • alterações de temperatura – as alterações de temperatura podem originar alterações químicas nos materiais do solo, sobretudo nas rochas, tornando-os mesmo consolidados e levando-os à desagregação.
232 Visualizações 4 Total
232 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo