Adubo

Conceito de Adubo: O termo adubo designa um fertilizante que pode ser natural/orgânico ou químico (também designados sintéticos), destinado a…

Conceito de Adubo

Adubo

O termo adubo designa um fertilizante que pode ser natural/orgânico ou químico (também designados sintéticos), destinado a manter a fertilidade do solo, restituindo-lhe os constituintes perdidos com a sua utilização agrícola ou outra. No caso dos adubos orgânicos estes são obtidos directamente a partir de matéria de origem vegetal ou animal, ou por compostagem de resíduos orgânicos. Quanto aos adubos químicos, estes são obtidos industrialmente através de processos químicos.

Através dos adubos, os solos agrícolas são enriquecidos com diversos nutrientes e elementos químicos essenciais ao crescimento dos plantas, entre os quais o nitrogénio, fósforo, enxofre, cálcio, potássio, cobalto, entre diversos outros. De facto, muitos dos nutrientes de que as plantas necessitam encontram-se nos solos em grande quantidade, como é geralmente o caso do carbono, do oxigénio ou do hidrogénio. Contudo, outros como o nitrogénio, por exemplo, encontram-se em grande quantidade na atmosfera mas não no solo. Dado que as plantas não têm forma de os obter a partir do ar, e dado que o processo de absorção deste elementos pelo solo ser muito lento face às necessidades da agricultura, torna-se necessário fornecê-los diretamente às plantas através dos adubos.

Apesar dos vários benefícios para a produtividade agrícola, os adubos (em especial os químicos) têm impactos negativos no meio ambiente, o que leva muitos a defender o incentivo da produção agrícola biológica que apenas recorre a fertilizantes orgânicos.

1235 Visualizações 6 Total
1235 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo