UGRHI 06 – Alto Tietê

A UGRHI 06 – Alto Tietê é uma das 22 Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI) do estado de São Paulo (Brasil) definidas pelo Governo estadual com o objetivo de fazer a gestão dos recursos hídricos e de outros aspetos relacionados com o ambiente.

Todos os municípios integrantes da bacia fazem parte da Região Metropolitana de São Paulo, que está posicionada no centro do sistema urbano contínuo que compõe os domínios da Macrometrópole Paulista, em um raio aproximado de 200 quilômetros a partir do município de São Paulo.

Com base nos dados do Censo de 2010 segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Região Metropolitana de São Paulo tem, com 0,794, o maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), entre as 16 regiões metropolitanas estudadas do país. O índice considera a renda per capita, a educação e a expectativa de vida das pessoas das áreas estudadas (PNUD, 2014).

Mesmo sendo a região mais industrializada do estado, o setor terciário representa a maior fatia da economia desta bacia com destaque para os serviços nas áreas de telecomunicações, cultura, saúde, educação e transporte. Nesta região está centralizado o gerenciamento de muitas atividades econômicas desenvolvidas em diversos locais do estado e do país, o que a consolida como um importante centro financeiro e de decisões estratégicas. A UGRHI 06 também tem destaque na diversidade de atrativos turísticos, os quais abrangem praticamente todos os segmentos: ecoturismo, turismo rural, de saúde, de aventura, religioso, de negócios, de compras, de eventos, cultural, gastronômico, científico-tecnológico, educacional, entre outros. Segundo o site da SP Turismo, a cidade de São Paulo é um dos principais destinos do país e concentra cerca de 75% das grandes feiras realizadas no Brasil, além de receber mais de 90 mil eventos por ano.

ugrhi0601

ugrhi0602

102 Visualizações 2 Total
102 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo