UGRHI 03 – Litoral Norte

A UGRHI 03 – Litoral Norte é uma das 22 Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI) do estado de São Paulo (Brasil) definidas pelo Governo estadual com o objetivo de fazer a gestão dos recursos hídricos e de outros aspetos relacionados com o ambiente.

Nesta UGRHI estão situados o Porto de São Sebastião e o Terminal Petrolífero Almirante Barroso que desempenham importante papel na economia da região e que terão suas atividades intensificadas por conta da exploração do petróleo na camada pré-sal do Campo de Tupi. A economia rural é inexpressiva e a maior parte das atividades se desenvolve em ambiente urbano, o qual é caracterizado por uma vocação de lazer de ocasião ou de segunda residência em temporadas bem definidas por um turismo de veraneio. As áreas apropriadas à ocupação urbana na região estão limitadas pelo mar e pela Serra, tanto na sua porção continental como na insular, além disso uma considerável parte dessas áreas é lindeira a áreas de conservação de meia encosta, visivelmente do ponto de vista geológico e geomorfológico inapropriadas à ocupação.

A região reúne atrativos dos mais variados, desde praias badaladas, com vida noturna agitada, até recantos mais tranquilos e preservados, com praias e ilhas desertas. Em Ubatuba, vale destacar o turismo de observação de aves, que tem crescido muito em âmbito mundial. No Parque Estadual da Serra do Mar, a Mata Atlântica preservada é um valioso atrativo, onde podem ser praticadas atividades de ecoturismo e turismo de aventura. Já o Parque Estadual de Ilhabela tem natureza exuberante e atrai muitos visitantes para as suas cachoeiras e trilhas, além de reunir os atributos necessários para a prática de diversos esportes aquáticos. Os quatro municípios do Litoral Norte são reconhecidos como estâncias balneárias.

ugrhi03litoralnorte01

ugrhi03litoralnorte02

88 Visualizações 2 Total
88 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo