Resiliência (em Ecologia)

Conceito de Resiliência (em Ecologia): Resiliência (Ecologia) é por definição a capacidade que um ecossistema tem de recuperar as suas caraterísticas anteriores…

Conceito de Resiliência (em Ecologia)

Resiliência (Ecologia) é por definição a capacidade que um ecossistema tem de recuperar as suas caraterísticas anteriores, após sofrer uma perturbação, retornando a um estado de equilíbrio. O conceito apresenta diversas definições consoante área em que está inserido, sendo um conceito bastante abrangente, aplicado nas mais diversas áreas.

Em ecologia, o conceito é medido em função do tempo que o sistema demora a recuperar os seus serviços. Quanto mais tempo o sistema demora a recuperar menor é a resiliência do ecossistema. A rapidez de recuperação presente num ecossistema (resiliência) é diretamente proporcional há estabilidade do ecossistema, quanto mais resiliente mais estável é o ecossistema.

Este conceito é referente à capacidade que um sistema tem de ser restaurado, sendo muitas vezes confundido com o conceito de resistência, que diz respeito há capacidade, que um ecossistema tem, de resistir a uma perturbação sem sofrer qualquer alteração.

O conceito de resiliência tornou-se conhecido através dos trabalhos de C. S. Holling, desde 1973.

Caraterísticas de um ecossistema resiliente:

  • Elevada capacidade de recuperação
  • Elevada flexibilidade
  • Elevado grau de organização e mobilização de recursos
  • Elevada capacidade de reestruturação e substituição
  • Capacidade de suportar situações de stress
  • Capacidade de absorver e se adaptar a uma perturbação sem que ocorra modificação do sistema

Os conceitos de resiliência e resistência são mutuamente exclusivos. Por exemplo uma comunidade pode ser bastante resistente ao fogo, não sendo por esse motivo destruída no incêndio, mas quando é destruída não consegue recuperar deixando de existir. Por outro lado, uma comunidade pode não ser resistente a um incêndio, sendo destruída pelo fogo, mas apresenta uma grande resiliência, ao conseguir recuperar-se após o fogo.

O conhecimento do conceito de resiliência é de grande importância aquando da aplicação das técnicas de restauração ecológica, pois é necessário saber até que ponto o ambiente consegue recuperar sozinho, além de ser necessário para estruturar as medidas a serem usadas na restauração.

3303 Visualizações 2 Total

References:

3303 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo