Área Contaminada (Significado, Conceito, Definição, O que é)

Apresentação do conceito de Área Contaminada; formas de concentração dos contaminantes; propagação e vias de contaminação…

Área Contaminada

Conceito de Área Contaminada

Uma área contaminada pode ser definida como uma zona, área, local, terreno ou edificação onde comprovadamente exista poluição ou contaminação, causada pela introdução de quaisquer substâncias ou resíduos que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados de forma planeada, acidental ou até mesmo natural, em quantidades ou concentrações susceptíveis de causar ou poder causar danos à saúde humana, ao meio ambiente ou a outro bem a proteger.

Numa área contaminada, os contaminantes podem concentrar-se em diversos compartimentos ambientais, como o solo, o subsolo, o ar, as águas subterrâneas e superficiais, nos sedimentos, nas rochas, nas paredes e estruturas dos edifícios, entre outros. A partir das suas localizações originais, os poluentes ou contaminantes podem ser transportados, propagando-se por diferentes vias, como o ar, o próprio solo, as águas subterrâneas e superficiais, alterando suas características naturais de qualidade e provocando impactos negativos e/ou riscos sobre os bens a proteger, localizados na própria área inicialmente contaminada ou nos seus arredores. As vias de contaminação dos contaminantes podem ser a lixiviação do solo para as águas subterrâneas, absorção e adsorção dos contaminantes nas raízes de plantas, escoamento para as águas superficiais, inalação de vapores, contacto dermal e ingestão por seres humanos e animais.

316 Visualizações 1 Total
316 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo