Cromossomas Homólogos

Cromossomas homólogos estão presentes aos pares nas células diploides (2n) e carregam genes para o mesmo carácter.

O número de cromossomos homólogos varia com o tipo de célula. As células haploides (n) possuem apenas um cromossomo homólogo de cada par, no entanto, as células triploides (3n) possuem três cromossomos de cada homólogo e esse número aumenta consoante a ploidia.

As células somáticas humanas são diploides e possuem 46 cromossomas. Esses cromossomas formam 23 pares de cromossomos homólogos, ou seja, os cromossomas de cada par são correspondentes, possuem genes para o mesmo caractere no mesmo sítio (loco) em cada cromossoma.

Genes que determinam o mesmo carácter são chamados de genes alelos. Em todos os indivíduos da mesma espécie os genes alelos se situam sempre no mesmo lugar (loco) dos cromossomas homólogos. Por esse motivo é possível estudar a sequência em que esses genes se distribuem nos cromossomos para ser obtido um padrão de sequência gênica da espécie.

sequencia-de-genes-bio-miami-edu

A figura representa a sequencia de alguns genes no cromossoma e a mesma sequencia é preservada quando o cromossoma se duplica antes da divisão celular. Figura adaptada de: http://www.bio.miami.edu/dana/107/107F11_7print.html (acessado em 30/11/2016)

Os genes alelos não são necessariamente iguais, os genes podem ser diferentes. Usa-se a mesma letra para indicar diferentes genes da mesma série de alelos.

3-pares-de-homologos-uel

A figura representa três pares de cromossomos homólogos, cada um com vários genes alelos. Figura de: http://www.uel.br/pessoal/rogerio/genetica/respostas/pratica_06.html (acessado em 30/11/2016)

Durante a meiose os cromossomos homólogos se dispõem lado a lado, com total alinhamento dos genes alelos na fase de prófase. Após o emparelhamento pode haver troca de segmentos entre cromátides irmãs vizinhas, fenómeno conhecido como permutação ou crossing-over.

A figura seguinte representa uma célula com 2 pares de cromossomas, com apenas um par de genes representado em cada um. Uma célula diploide com 4 cromossomas (2n = 4) produz 4 gametas haploides (n = 2) após a meiose. As possíveis combinações entre os cromossomas na formação dos gametas estão representados na figura.

cromoss-homologos-uel

Figura de: http://www.uel.br/pessoal/rogerio/genetica/respostas/pratica_06.html (acessado em 30/11/2016)

Essa separação aleatória dos cromossomas homólogos para formar os gametas tem grande efeito na variabilidade genética, uma vez que permite várias combinações na fecundação. Dessa forma há uma grande diversidade genética de descendentes.

3622 Visualizações 4 Total

References:

  1. http://www.uel.br/pessoal/rogerio/genetica/respostas/pratica_06.html
  2. http://www.ib.usp.br/evolucao/inic/text6.htm
  3. http://coral.ufsm.br/blg220/hide/locoalelos.htm
  4. http://www.ufv.br/dbg/gbolhtm/gbol2.htm
  5. http://www.bio.miami.edu/dana/107/107F11_7print.html
  6. DE ROBERTIS, Eduardo M. F; HIB, José.Base da Biologia Celular e Molecular.Tradução Antônio Francisco Dieb Paulo. Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 2006 (4ª edição).
3622 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter