Abacateiro

O termo Abacateiro (de nome científico Persea americana (sin.Laurus persea)) é a designação comum dada a uma árvore de copa redonda do género (..)

O termo Abacateiro (de nome científico Persea americana (sin.Laurus persea)) é a designação comum dada a uma árvore de copa redonda do género Persea e pertencente à família das lauráceas. O abacateiro apresenta médio porte, podendo atingir entre 20 e 30 metros de altura. O seu fruto, o abacate, é muito apreciado quer na culinária, quer como planta medicinal. As suas folhas são perenes, semi-coriáceas, de forma elíptica, oblonga ou oval, lanceoladas e lustrosas e que podem atingir 20 cm de comprimento. As suas flores são bissexuais, de dimensão pequena (com 5 a 10 mm de diâmetro), de cor verde esbranquiçada e quase sem cheiro, agrupando-se em inflorescências alongadas que nascem junto à base das folhas.

Existem três variedades principais de abacateiro Persea americana:

  • Persea americana var. americana (conhecido como abacateiro ou abacateiro das Índias ocidentais), bem adaptado a climas mais quentes, produz frutos grandes e de casca macia e flexível, pouco resistente aos choques;
  • Persea americana var. drymifolia (conhecido como abacateiro-do-México), originário das regiões montanhosas mexicanas, é resistente a baixas temperaturas, produz frutos de menores dimensões e rebentos novos, frutos e folhas que, quando partidas, exalam um aroma semelhante ao do anis;
  • Persea americana var. nubigena (conhecido como abacateiro-da-Guatemala) é resistente a temperaturas baixas e os seus frutos são pequenos e protegidos por uma casca resistente.

É originário da Pérsia, embora muito autores apresentem como sua origem a América Central e de algumas regiões da América do Sul. Actualmente muito cultivado nos Estados Unidos (sobretudo nos Estados da Califórnia e da Flórida), em diversos países da América Central e do Sul, em África e mesmo nas ilhas da Madeira e das Canárias.

O abacateiro gosta sobretudo de solos férteis e húmidos e climas tropicais e sub-tropicais.

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Laurales
Família: Lauraceae
Género: Persea
Espécie: P. americana
Nome binomial
Persea Americana
Sinónimo
Laureos persea

1183 Visualizações 2 Total
1183 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo