Abacate

O termo Abacate designa o fruto do abacateiro, uma planta originária da América Central e de algumas regiões da América do Sul, pertencente à (…)

O termo Abacate designa o fruto do abacateiro, uma planta originária da América Central e de algumas regiões da América do Sul, pertencente à família das lauráceas. O Abacate se apre senta-se geralmente com a forma de uma pêra (piriforme) e o seu peso pode variar entre os 500 g e 1,5 kg. A sua casca varia do vermelho ao verde escuro, podendo passar pelo violeta e pardo. A sua polpa apresenta uma cor verde-amarelada, de textura mole e no seu centro possui uma semente aproximadamente esférica e de grande dimensão (com perto de 5 cm de diâmetro).

Existem numerosas variedades de abacate, sendo as mais conhecidas a Strong de cor verde e a Hass de cor roxa.

Atualmente é cultivado em diversas regiões tropicais, incluindo as ilhas das Canárias e da Madeira. O seu cultivo pode ser efectuado durante todo o ano, embora com especial incidência nos meses de Abril e Maio.

Na culinária, o abacate é um fruto muito flexível, sendo usado em saladas, gelados, sobremesas, entre outros. Pelo facto de possuir grande quantidade de gorduras vegetais monoinsaturadas, vitamínas, proteínas e sais minerais (principalmente ferro, magnésio e fósforo), o abacate é também muitas vezes usado como planta medicinal para diversas patologias, entre as quais a eliminação do mau colesterol, a prisão de ventre, o cansaço mental, o desenvolvimento ósseo e dentário, entre outros. A sua semente, quando moída, pode ser também usada para combater problemas renais e disenterias.

449 Visualizações 1 Total
449 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo