Zooplâncton

Conceito de Zooplâncton

O plâncton pode ser classificado em dois grupos, em particular, o plâncton vegetal ou fitoplâncton e o plâncton animal ou zooplâncton.

O zooplâncton é constituído por animais aquáticos de vários tamanhos e formas. Estes animais são agrupados em diversos grupos zoológicos e alguns constituem o zooplâncton apenas durante uma parte do ciclo de vida, nomeadamente, durante o estado larvar. Os peixes não fazem parte do zooplâncton, mas os seus ovos e larvas podem constituí-lo.

Os organismos que constituem o zooplâncton não têm capacidade fotossintética e apresentam pouca capacidade de locomoção, sendo por isso, principalmente transportados pelas águas dos rios ou pelas correntes oceânicas.

Em contraste, o necton é constituído pelos animais que nadam ativamente, inclusive contra as correntes oceânicas ou dos rios. O necton inclui a maioria dos invertebrados, répteis, peixes e alguns mamíferos.

O zooplâncton e o fitoplâncton estão envolvidos na mesma cadeia alimentar, uma vez que o fitoplâncton serve de alimento ao zooplâncton, que por sua vez é o alimento de animais de maiores dimensões. Assim o zooplâncton é a ligação principal entre o fitoplâncton e os animais marinhos maiores, através da sua relação alimentar. No entanto, as baleias conseguem alimentar-se diretamente do zooplâncton no oceano.

752 Visualizações 2 Total
752 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo