Vagem

Conceito de Vagem: O termo vagem designa um vegetal e fruto seco, monocárpico, deiscente, e que se abre por meio de duas fendas longitudinais…

Conceito de Vagem

O termo vagem designa um vegetal e fruto seco, monocárpico, deiscente, e que se abre por meio de duas fendas longitudinais. A vagem é geralmente um vegetal de cor verde mas pode apresentar outras tonalidades. É um fruto característico da família das leguminosas (por exemplo, a vagem do feijão, favas e das ervilhas). A vagem quando madura abre-se naturalmente pela nervura principal e liberta as várias sementes. Por isso, a vagem propriamente dita é o pericarpo e no seu interior encontram-se as sementes.

A vagem é pertencente à família Fabaceae com origem na América Central e cultivada há milhares de anos. Uma das variedades mais comuns de vagem é o feijão-verde.

A vagem é rica em fibras que auxiliam no correto funcionamento dos intestinos. As vagens são consumidas em sopas, saladas e outras refeições. Este fruto seco contém também pequenos teores de gorduras e proteínas, sendo por isso pouco calórico, no entanto, apresenta um elevado teor em água e vitaminas A, C e do complexo B, e alguns minerais.

709 Visualizações 3 Total
709 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter