Termófilo

Um organismo termófilo é aquele que está adaptado a ambientes com temperaturas extremamente elevadas.

Um organismo termófilo é aquele que vive confortavelmente em ambientes com temperaturas extremamente elevadas. Os termófilos são um tipo de organismos extremófilos, ou seja, seres vivos adaptados a condições ambientais extremas (temperatura, salinidade ou aridez, por exemplo). São, geralmente, microorganismos como determinadas espécies de bactérias e fungos. Existem também espécies de flora adaptadas às altas temperaturas e habituadas à ocorrência de fogo cíclico. São comuns nos ecossistemas mediterrânicos espécies termófilas como as pertencentes aos géneros Juniperus (cedros), Erica ou Pinus (pinheiros).

As bactérias que colonizaram os habitats das fontes hidrotermais, por exemplo, são termófilas porque vivem perfeitamente adaptadas às águas extremamente quentes que emergem das profundidades da crosta terrestre através de fissuras. Curiosamente, uma das mais importantes enzimas utilizadas em laboratórios de biologia molecular para amplificar o ADN – Ácido Desoxirribonucleico (um processo utilizado para obter diversas cópias da porção de genoma pretendida), uma técnica usual em reacções de sequenciação do código genético, é uma Taq polimerase extraída de uma bactéria termófila, a Thermus aquaticus, uma espécie que habita em fontes hidrotermais. As enzimas existentes nesta bactéria conseguem suportar as temperaturas de cerca de 94°C necessárias para separar as duas cadeias da dupla hélice de ADN (desnaturação do ADN), um passo fundamental para a sequenciação do código genético.

2750 Visualizações 1 Total

References:

  • de Alda, U. B. L., & García, J. J. B. (2004). Distribución de veinticuatro plantas termófilas mediterráneas en el territorio de la cuenca del Omecillo, Valderejo y Sobrón (Álava-Burgos). Munibe Ciencias Naturales. Natur zientziak, (55), 127-145.
  • AUER, C. G., Krugner, T. L., & BARRICHELO, L. E. (1988). Fungos termófilos em pilhas de cavacos de Eucalyptus spp. com auto-aquecimento. IPEF, Piracicaba, (38), 28-32.
2750 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.