Tartaruga

As tartarugas são répteis que possuem uma carapaça protetora e a boca em forma de bico curvo e rígido.

Além de conferir proteção contra predadores, pancadas ou condições ambientais adversas, a carapaça confere também camuflagem ao animal, já que geralmente tem uma coloração e um aspeto semelhantes a elementos do meio onde a tartaruga vive (folhas, pedras ou outros). Em algumas espécies existem articulações que permitem à tartaruga recolher a cabeça e os membros para o interior da carapaça em situações de perigo.

São animais ovíparos e que têm uma alimentação variada. De acordo com a espécie e com o meio onde vivem, podem alimentar-se de vegetais, alforrecas, peixes, algas, moluscos, crustáceos ou até pequenos mamíferos e aves.

Tal como os restantes répteis, as tartarugas são animais ectotérmicos, o que significa que não possuem mecanismos metabólicos para regular a temperatura do corpo, a qual varia consoante as condições ambientais. De forma a regular a sua temperatura interna, estes animais podem adotar diferentes estratégias. Podem por exemplo refugiar-se em esconderijos frescos como tocas ou buracos (quando a temperatura ambiente é elevada) ou entrar em hibernação e assim reduzir o seu metabolismo (quando a temperatura ambiente é baixa).

Tartarugas marinhas, de água doce e terrestres

Informalmente, podem distinguir-se três grupos de tartarugas: as marinhas, as de água doce e as terrestres.

As tartarugas marinhas, como o próprio nome indica, habitam mares e oceanos (água salgada) só deixam este meio na época de reprodução, já que fazem a postura dos seus ovos em zonas costeiras, enterrando-os na areia. Têm alguma dificuldade de moverem-se em terra, mas são ágeis no meio aquático graças aos seus membros transformados em barbatanas. As suas carapaças, geralmente mais achatadas do que as das outras tartarugas, têm uma forma hidrodinâmica que também contribui para uma eficaz locomoção na água. Este formato mais achatado da carapaça não permite que as tartarugas marinhas se recolham no interior da carapaça. De qualquer forma, visto que são nadadoras ágeis, conseguem escapar de outros animais com alguma facilidade, não tendo grande necessidade de se recolherem no interior da carapaça.

As tartarugas de água doce podem ser consideradas semi-aquáticas, já que dividem o seu tempo ente o meio aquático e o meio terrestre. Com membros em forma de patas, têm algumas dificuldades de locomoção, e, logo, dificuldades na fuga. Assim, contam com outras estratégias de defesa, como a camuflagem ou a recolha de todo o corpo no interior da carapaça.

As tartarugas terrestres vivem apenas em terra, possuem patas robustas e carapaças rígidas que podem apresentar algum relevo.

Referências bibliográficas

– LEANDRO, P.; GIL, F.; INÁCIO, A. (2009). Guia – Aquário Vasco da Gama. Oeiras: Aquário Vasco da Gama.

O caso das tartarugas. Disponível: http://aquariovgama.marinha.pt/ PT/profs_alunos/ factos/Pages/ tartarugas_1.aspx.  Acedido 29-07-2015

1763 Visualizações 1 Total
1763 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.