Sorédios

Conceito de sorédios

Sorédios é a designação atribuída às estruturas reprodutivas dos líquenes, pois realizam a reprodução assexuada.

Constituída por um grupo de hifas fúngicas que envolvem uma ou mais algas ou cianobactérias, mas não apresentam córtex, pois corresponde à parte da medula do líquen principal, sendo esta a grande diferença entre os sorédios e os isídios.

Os sorédios encontram-se normalmente agrupados em pequenos grupos dentro de estruturas denominadas sorálios ou podem estar distribuídos pela parede do líquen, podem ainda encontrar-se nas extremidades de lóbulos.

A sua localização varia consoante a espécie. O seu tamanho é muito pequeno sendo necessário o uso de uma lupa ou mesmo de um microscópio para os poder observar.

Estes são libertados através de uma abertura no córtex do líquen. Após a sua libertação estas estruturas dispersam-se de forma a encontrarem novos locais onde germinarão.

Esta dispersão ocorre maioritariamente pelo vento, no entanto, podem utilizar outros métodos de distribuição diferentes. A germinação só ocorre se estas estruturas encontrarem as condições adequadas.

Estas estruturas podem ter aspecto pulverulento ou granuloso, possuindo uma cor que varia entre o branco e o cinzento esverdeado. O seu aspecto também varia consoante a espécie, podendo assumir uma forma mais ou menos circular ou linear-alargado, o seu contorno pode ser côncavo ou convexo. O seu formato é um dos métodos utilizados para realizar a identificação da espécie de líquen que está a ser observada, devido à grande variedade que existe.

Nem todas as espécies de líquenes apresentam estas estruturas, podendo optar por criar outras estruturas ou usar outros métodos para se reproduzir, as condições climáticas correspondem a um dos factores que podem impedir o seu surgimento.

Referências Bibliográficas:

Jungbluth, Patrícia (2010). Estudos taxonômicos em Physcia (Schreb.) Michx. e Pyxine Fr. (Physciaceae, Ascomycota). Tese doutoramento. Instituto de Botânica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. São Paulo, Brasil.

Kon, Yoshiaki; Ohmura, Yoshihito (2010). Regeneration of Juvenile Thalli from Transplanted Soredia of Parmotrema clavuliferum and Ramalina yasudae. Bull. Natl. Mus. Nat. Sci., Ser. B, 36(2), pp. 65–70

Marques, Joana (2008). Líquenes: Ribeiro S. Pedro de Moel. Vertigem – Associação para a promoção do Património. Marinha Grande. Consultado em: Agosto 28, 2015, em http://ptflora.up.pt/img/publicacoes/54/marinhagrande_liquenes.pdf

Fungus. (2015). Encyclopædia Britannica. Consultado em: Agosto 28, 2015, em http://www.britannica.com/science/fungus/Reproductive-processes-of-fungi

Palavras-chave:

Isídio

Fungo

Líquen

Córtex

 

3139 Visualizações 1 Total
3139 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.