Senescência foliar

Conceito Senescência foliar

Senescência foliar é a denominação atribuída ao envelhecimento natural das folhas. Este processo inicia-se no momento em que a planta atinge o máximo da sua actividade fotossintética, dando-se posteriormente a sua degradação.

O processo consiste essencialmente numa deslocação dos nutrientes para outras zonas da planta de forma a ocorrer a abcisão foliar (queda da folha). Para a grande maioria das plantas a senescência ocorre no final da estação das chuvas ou na estação fria.

A senescência corresponde a um processo metabólico que promove os processos inerentes ao envelhecimento das células. Este pode ocorrer em qualquer órgão ou célula de um organismo.

A senescência foliar é o processo metabólico, que ocorre nas folhas, levando ao envelhecimento das células dessas estruturas. O envelhecimento pode ocorrer apenas na parte aérea da planta, sendo que a parte subterrânea subsiste, permitindo a sobrevivência da planta que germinará no ano seguinte, ou pode ocorrer em toda a planta, sendo que aquele individuo deixa de existir.

A interrupção dos processos metabólicos, que ocorrem nas folhas, leva à degeneração dos tecidos e à sua consequente degradação e destruição. Normalmente, ocorre após a maturação da planta (após a reprodução), no entanto, a sua ocorrência varia consoante o perfil genético da planta, por exemplo, para plantas perenes a senescência tende a ocorrer de forma mais rápida, enquanto em plantas anuais a senescência ocorre de forma mais lenta e definitiva.

Fatores que influenciam a senescência foliar:

  • Competição pelos fatores abióticos,
  • Luminosidade (baixa),
  • Temperatura (baixa),
  • Comprimento do dia (dias curtos),
  • Variação de nutrientes,
  • Acumulação de açúcares (hexoses),
  • Balanço de concentrações,
  • Presença de hormonas vegetais.

A senescência ocorre das folhas mais baixas para as folhas mais cimeiras, sendo muitas vezes acompanhada por abcisão foliar. Os nutrientes que se movem são, por exemplo, o nitrogénio que é de grande importância para as plantas, assim como o dióxido de carbono.

As células do estroma são as primeiras a degradar perdendo a capacidade de assimilar o carbono. A influência que estes factores presentam sobre as espécies vegetais variam consoante a espécie que sofre a influência.

Acredita-se também que a senescência corresponde a um balanço entre as concentrações de etileno e citocininas nas folhas, pois o aumento das concentrações de etileno e a diminuição das concentrações de citocininas provoca o início da senescência.

Outras das causas apontadas para a senescência foliar é a presença de hormonas vegetais como o ácido abscísico, as giberelinas entre muitas outras hormonas, cada uma pode induzir a senescência numa determinada parte da planta. No entanto, não se sabe exactamente o que ocorre na planta que desencadeia a senescência, tendo sido apenas especulado os mecanismos que levam ao seu desencadeamento.

A deslocação dos nutrientes das folhas para outros órgãos, como os frutos, tem como função a salvaguarda dos nutrientes para que a planta consiga sobreviver e voltar a regenerar no ano seguinte, neste caso a deslocação favorece a nutrição das sementes que se encontram no fruto. Esta deslocação deve-se aos efeitos provocados pela presença de auxinas, produzidas pelos frutos, na planta.

A fase de senescência pode ser detectada nas folhas devido à alteração da sua cor, muitas vezes as folhas ao senescer adoptam uma cor amarela, avermelhada ou acastanhada em detrimento da sua cor verde habitual, isto devesse à degradação da clorofila que é o organelo responsável pela cor nas folhas. A senescência pode iniciar-se com a redução do nitrogénio, esta redução deve-se à formação das flores e provoca a senescência das folhas inferiores.

O estudo da senescência está muitas vezes associado à necessidade de se produzirem alimentos de forma mais rápida e que durem mais tempo, o que pode ser obtido através da compreensão deste complexo processo.

 

Fontes:

Zanin, Claitson Gustavo (2007).Área Foliar, Senescência e Uniformidade de Desenvolvimento na Adaptação ao Adensamento de Plantas de Cultivares de Milho com Bases Genéticas Contrastantes. Tese de mestrado. Universidade do estado de Santa Catarina. Lages, Brasil. Consultado em: Agosto 18, 2015, em http://pv.cav.udesc.br/wp/wp-content/uploads/2015/02/dissertacao_claitson_gustavo_zanin.pdf

Matos, Fábio Santos (2010). Caracterização fisiológica da Senescência foliar em populações de Jatropha curcas L. Tese de Mestrado. Universidade Federal de Viçosa. Brasil. Consultado em: Agosto 18, 2015, em http://www.tede.ufv.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2696

Fagundes, Joelma Dutra; Santiago, Gisele; Mello, Anderson Machado; Bellé, Rogério Antônio; Streck, Nereu Augusto (2007). Crescimento, desenvolvimento e retardamento da senescência foliar em girassol de vaso (Helianthus annuus L.): fontes e doses de nitrogênio. Ciência Rural, Santa Maria, v. 37, n. 4, p. 987-993. Consultado em: Agosto 18, 2015, em http://www.scielo.br/pdf/cr/v37n4/a11v37n4.pdf

Maillard, Anne; Diquélou, Sylvai; Billard, Vincent; Lainé, Philippe; Garnica, Maria; Prudent, Marion; Garcia-Mina, José-Maria; Yvin, Jean-Claude; Ourry, Alain (2015). Leaf mineral nutrient remobilization during leaf senescence and modulation by nutrient deficiency. Frontiers in Plant Science. V. 6 Consultado em: Agosto 18, 2015, em http://journal.frontiersin.org/article/10.3389/fpls.2015.00317/full

Boersma, Nicholas N.; Dohleman, Frank G.; Miguez, Fernando E.; Heaton, Emily A. (2015). Autumnal leaf senescence in Miscanthus × giganteus and leaf [N] differ by stand age. J. Exp. Bot. (2015) 66 (14): 4395-4401. Consultado em: Agosto 18, 2015, em http://jxb.oxfordjournals.org/content/66/14/4395.long

 

Palavras-chave:

Abscisão foliar

Hormonas vegetais

Folhas

Envelhecimento

7456 Visualizações 8 Total
7456 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo