Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Rhincodon typus (Tubarão-baleia)

Apresentação do Tubarão-baleia, um tubarão filtrador de comportamento dócil, único representante da família Rhincodontidae.

Apresentação do Tubarão-baleia

tubarao-baleia-01

Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a1/Male_whale_shark_at_Georgia_Aquarium.jpg

 

Rhincodon typus (Tubarão-baleia)
Reino Filo Classe Ordem Família Género Espécie
Animalia Chordata Chondrichthyes Orectolobiformes Rhincodontidae Rhincodon R. typus

 

Distrib. Geográfica Estatuto Conserv. Habitat Dieta Predação  Longevidade
Águas temperadas e tropicais do Atlântico, Índico e Pacífico. Vulnerável Adaptados a habitats marinhos costeiros e de profundidade. Zooplâncton e peixes pequenos. Filtram pelas guelras. Captura humana. Juvenis predados pelo tubarão-azul e espadarte-azul. Incerta. Provavelmente cerca de 100 anos.

 

Características Físicas
Anatómicas Corpo grande e fusiforme, com pintas claras e riscas. Cabeça achatada.
Dimorfismo Sexual Não apresenta.
Tamanho Média de 12 m.
Peso 30 toneladas.

 

O Tubarão-baleia (Rhincodon typus) é um peixe que pertence à ordem dos Orectolobiformes. É a maior espécie de tubarão e o único representante da família Rhincodontidae. Possui um corpo acinzentado com pintas claras e riscas, de formato semelhante ao de uma baleia. São mais largos na região mediana do corpo do que nas extremidades. O padrão de riscas e manchas corporais é único para cada indivíduo. A cabeça é achatada e de grandes dimensões. A boca é terminal, larga e composta por inúmeros dentes pequenos. Exibe três protuberâncias longitudinais distintivas na zona dorsal. A face ventral destes animais é branca.

Comportamento do Tubarão-baleia

Os encontros para acasalamento entre machos e fêmeas parecem ser eventos relativamente raros e não há evidência de existirem áreas de reprodução com muitos indivíduos típicas desta espécie. As fêmeas têm a capacidade de armazenar o esperma do mesmo macho e a fecundação vai ocorrendo em diversas fases sucessivas. Cerca de 300 embriões desenvolvem-se dentro da fêmea ao longo da sua vida. Esta retém internamente os ovos fertilizados até estes eclodirem. Os juvenis nascem com cerca de 70 cm de comprimento.

Esta não é uma espécie com um comportamento típico de um tubarão predador. São animais filtradores do ponto de vista alimentar, de comportamento dócil e inofensivo, e permitem mesmo a aproximação dos mergulhadores. Estes peixes juntam-se em grandes grupos em determinadas regiões do globo tornando-se alvos relativamente fáceis para a captura humana.

1457 Visualizações 1 Total

References:

  • De Azevedo Bemvenuti, Marlise; Fischer, Luciano Gomes. (2010). Peixes: Morfologia e adaptações. Cadernos de Ecologia Aquática, v. 5, n. 2, p. 31-54.
  • Calleros, P. and J. Vazquez 2012. “Rhincodon typus” (On-line), Animal Diversity Web. Accessed December 15, 2015 at http://animaldiversity.org/accounts/Rhincodon_typus/
  • Norman, B. 2005. Rhincodon typus. The IUCN Red List of Threatened Species 2005: e.T19488A8913502. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2005.RLTS.T19488A8913502.en. Downloaded on 15 December 2015.
1457 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.