Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Recurso Ambiental

Conceito de recurso ambiental, as suas principais características, os métodos de gestão, assim como alguns exemplos…

Conceito de Recurso Ambiental

recurso ambiental

 

Recurso ambiental corresponde ao conjunto de recursos que se encontram disponíveis no ambiente e que podem ser utilizados pelo ser humano para a obtenção de bens, serviços ou como suporte da vida, sendo por isso um conceito muito ligado ao ponto de vista humano. Estes recursos são utilizados pelo ser humano para obter benefícios sociais, culturais e económicos, além de terem valores intrínsecos como por exemplo o valor estético ou educacional.

Estes recursos podem ser bióticos ou abióticos, sendo que os primeiros estão relacionados com a existência de vida (fauna, flora), isto é, estão vivos e desempenham funções no ambiente, enquanto os segundos correspondem a partes aparentemente estáticas do ambiente (solo, água).

O conceito de recurso ambiental está associado ao de recurso natural, podendo ser considerado um sinonimo, sendo utilizado maioritariamente na literatura brasileira, apesar de ser também encontrado na literatura portuguesa, mas com menor frequência.

Aos recursos ambientais estão associados custos e benefícios financeiros e económicos, que geralmente não são atribuídos aos recursos naturais, sendo esse valor estimado pela disponibilidade do recurso. Estes custos são geralmente reflectidos no preço dos bens produzidos com os recursos ambientais, ou nos serviços obtidos a partir da utilização destes recursos.

O valor atribuído a um recurso ambiental não está unicamente relacionado com a sua importância para o ambiente, sendo necessário que esse recurso apresente também alguma importância para aqueles que o utilizam, sendo o seu valor monetário o maior responsável pela sua preservação. Diversos métodos podem ser utilizados para determinar o valor de um recurso ambiental, mas a grande maioria está relacionada com o valor que o ser humano considera aceitável pagar pelos benefícios que obtém com a utilização desses recursos.

A utilização dos recursos ambientais com a finalidade de obter compensações financeiras tem contribuído para o desequilíbrio dos sistemas onde estes estão integrados, assim como para a sua destruição.

O uso destes recursos pode levar à ocorrência de impactos ambientais, razão pela qual a sua gestão cuidada, equilibrada e sustentável é de grande importância para a manutenção de um ambiente saudável.

Gestão de recursos ambientais:

A gestão destes recursos é de grande importância para a sobrevivência dos seres vivos por se tratar de recursos limitados e cuja destruição, pela poluição ou má gestão, pode levar à sua perda permanente. Esta gestão tem como principal objectivo a manutenção de recursos para as gerações futuras, assim como o seu equilíbrio no presente.

Além de um gasto descontrolado dos recursos ambientais, a distribuição desses recursos não é igual em todos os territórios. A gestão destes recursos é por isso um método utilizado para realizar uma partilha dos recursos, pelas populações, de forma mais equitativa, assegurando a sustentabilidade dos recursos, com vista a alcançar o equilíbrio dos ecossistemas, assim como a nível cultural, económico e social.

A gestão de recursos deverá iniciar-se com um cuidado planeamento das acções que deverão ser tomadas, em conjunto com a criação de um inventario dos recursos existentes, posteriormente deverão ser envolvidos todos os elementos que se encontram no local, nomeadamente a população que habita e faz usufruto dos recursos (com o propósito de evitar conflitos). Posteriormente deverá ser realizada a implementação do plano, ajustado ao espaço intervencionado, sendo que essa implementação deverá ser acompanhada por acções de monitorização no presente, assim como nos anos seguintes.

Alguns dos mecanismos utilizados na gestão dos recursos ambientais são as avaliações de impacto ambiental (AIA), os estudos de impacto ambiental (EIA), o licenciamento ambiental, assim como diversas politicas que penalizam os não cumpridores (principio do poluidor-pagador).

Exemplos de Recursos ambientais:

Muitos outros recursos podem ser mencionados, sendo que o seu valor pode ser maior ou menor consoante as utilizações que o ser humano lhes dá. No entanto, continua a ser de grande importância a preservação desses recursos pela sustentabilidade ambiental, assim como para as gerações futuras.

3811 Visualizações 4 Total

References:

Dulley, Richard Domingues (2004). Noção de Natureza, Ambiente, Meio Ambiente, Recursos Ambientais E Recursos Naturais. Agric. São Paulo, São Paulo, v. 51, n. 2, p. 15 -26

Santos, Rui; Martinho, Sandra; Antunes, Paula (2001). Estudo Sobre Sector Elétrico E Ambiente. 2º Relatório Avaliação Económica Dos Impactes Ambientais Do Sector Elétrico. Centro De Economia Ecológica E Gestão Do Ambiente. Departamento De Ciências E Engenharia Do Ambiente. Faculdade De Ciências E Tecnologia Universidade Nova De Lisboa. Lisboa

3811 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo