Osmorregulação

Conceito de Osmorregulação: Osmorregulação define a regulação da pressão osmótica dos fluidos de um organismo para manter a sua homeostasia…

Conceito de Osmorregulação

Osmorregulação define a regulação da pressão osmótica dos fluidos de um organismo para manter a sua homeostasia. Os organismos, quer sejam terrestres ou aquáticos, devem manter uma concentração adequada de solutos e água nos seus fluidos corporais, o que envolve a excreção de produtos do metabolismo e outras substancias, como hormonas, através de órgãos como os rins e a pele. Organelos e órgãos que levam a cabo a osmorregulação incluem vacúolos contracteis, túbulos de Malpighi, nefrídios, glândulas antenais nos invertebrados, glândulas de sal e rins nos vertebrados.

Os organismos são classificados de acordo com o tipo de osmorregulação que exibem em: osmorreguladores e osmoconformantes. Os organismos osmoconformantes exibem uma osmolaridade interna similar à do ambiente que habitam, de forma passiva ou ativa dependendo do organismo. Organismos osmorreguladores regulam, de forma precisa, a osmolaridade do seu corpo, mantendo-a constante. Neste último grupo incluem-se a maioria dos animais.

520 Visualizações 1 Total
520 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo