Organismo

Conceito de Organismo

Em Biologia, o termo organismo designa um conjunto de órgãos que constituem um ser vivo, que pode ser um animal ou uma planta. Cada um dos referidos órgãos realiza uma funções específica no organismo e, de acordo com a função que realizam, os órgãos são agrupados em sistemas. É a união de todos estes sistemas que forma o organismo. A título de exemplo, o sistema digestivo do organismo humano é formado por órgãos responsáveis pela transformação dos alimentos, nomeadamente a boca, faringe, esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.

Em Biologia, um organismo é um nível hierárquico de organização entre os seres vivos. Quando um grupo de organismos da mesma espécie interage entre si em um determinado local e em determinado espaço temporal, denomina-se população.

Por outro lado, os microrganismos são organismos de pequenas dimensões, visíveis com o auxílio de um microscópio. Os microrganismos podem ser bactérias, microalgas, leveduras, entre outros. Estes microrganismos não têm estruturas denominadas órgãos, mas sim organelos.

16401 Visualizações 3 Total
16401 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo