Oligossacarídeo

Conceito de Oligossacarídeo: Os Oligossacarídeos são um dos grupos principais de glícidos que resultam da ligação de dois a dez monossacarídeos…

Conceito de Oligossacarídeo

Os Oligossacarídeos são um dos grupos principais de glícidos que resultam da ligação de dois a dez monossacarídeos. Às ligações que se estabelecem entre os monossacarídeos para formar oligossacarídeos é dada a designação de ligação glicosídica, a qual é acompanhada pela remoção de uma molécula de água. No caso do oligossacarídeo ser formado por dois monossacarídeos é-lhe dada a designação de dissacarídeo; se forem três monosacarídeos então é dada a designação de trissacarídeo. Os dissecarídeos que mais destaque merecem é a sacarose (açucar de mesa) formado por uma molécula de glicose ligada a uma de frutose; a maltose que resulta da ligação entre duas moléculas de glicose; a lactose constituída por uma molécula de glicose e um de galactose.

Apresentam propriedades redutoras e são classificados de acordo com o número de átomos de carbono que possuem: podem ser trioses (3C), tetroses (4C), pentoses (5C), hexoses (6C), etc. De entre todos, destacam-se as pentoses e as hexoses dada a sua importância no mundo biológico. Alguns exemplos de monossacarídeos são a glicose, a galactose, a levulose, a ribose, a desoxirribose, entre outros.

536 Visualizações 1 Total
536 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter