Nucleótido (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Apresentação do conceito de Nucleótido, uma das unidades básicas que constituem os ácidos nucleicos DNA e RNA…

Conceito de Nucleótido

O termo Nucleótido designa as unidades básicas que constituem os ácidos nucleicos, sendo constituído por uma base azotada de purina ou pirimidina ligadas a um açúcar (ribose no caso do RNA ou desoxirriboseNucleótido no caso do DNA) pelo carbono 1’ desse açúcar, e constituída por um grupo fosfato ligado pelo carbono 5’ da pentose (açúcar). A ligação que se estabelece entre o açúcar e a base azotada denomina-se ligação N-β-glicosídica. Em relação às bases azotadas, as purinas são formadas por um anel aromático duplo, e as pirimidinas por um anel simples. Os mononucleótidos são unidos por ligações fosfodiestéricas. A molécula que não tem o grupo fosfato é denominada de nucleósido.

As moléculas de DNA e RNA são formadas por cadeias de nucleótidos. O nucleótido do DNA chama-se desoxirribonucleótido. O nucleótido do RNA chama-se ribonucleótido. O desoxirribonucleótido e o ribonucleótido são as unidades monoméricas do DNA e RNA, respetivamente.

Algumas funções dos nucleótidos, para além de serem as subunidades dos ácidos nucleicos, é o transporte de energia química, regulação metabólica ou alguns nucleótidos serem constituintes de cofatores.

2170 Visualizações 1 Total
2170 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.